Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35800
Tipo: Tese
Título: Docência com bebês: experiências sociais e dimensão sensorial no trabalho de professoras e auxiliar no cuidado e educação de bebês em uma Instituição de Educação Infantil
Autor(es): Laís Caroline Andrade Bitencourt
primer Tutor: Isabel de Oliveira e Silva
primer miembro del tribunal : Luiz Alberto Oliveira Gonçalves
Segundo miembro del tribunal: Inês Assunção de Castro Teixeira
Tercer miembro del tribunal: Valdete Côco
Cuarto miembro del tribunal: Maria Carmen Silveira Barbosa
Resumen: Este trabalho teve por objetivo compreender as experiências sociais de professoras e auxiliar de Educação Infantil, que trabalham com cuidado e educação de bebês que frequentam uma Instituição Pública Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte, em jornada integral. A revisão da literatura evidenciou o caráter ainda em construção da Instituição de Educação Infantil e da Identidade Docente de professoras e auxiliares que trabalham com bebês. Esses estudos destacam que a docência com bebês possui características próprias e exigem das professoras e auxiliares a mobilização de competências teóricas, metodológicas e relacionais, permeadas por ações sutis. Nas relações estabelecidas entre professoras, auxiliares e crianças, durante a realização das atividades de cuidado e educação, há a mobilização, por parte das adultas, de habilidades, saberes e práticas, advindos das experiências de várias gerações de mulheres. Conhecimentos que não foram construídos nas formações nem possuem o reconhecimento institucional. Professoras e auxiliares mobilizam valores, sentimentos e lógicas que englobam ações, das quais participam tanto dimensões intelectuais, quanto dimensões afetivas da experiência humana e, com bebês, essas dimensões precisam ser consideradas num entrelaçamento entre saúde e educação. É nesse cenário que esta pesquisa se insere. As perspectivas teóricas adotadas foram: a) a Sociologia da Experiência, desenvolvida por François Dubet, b) o conceito de cuidado como categoria da sociologia do trabalho, o Care Work, e, por fim, c) a Antropologia dos Sentidos, desenvolvida por David Le Breton. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa com base empírica. Os instrumentos utilizados foram: a) a observação participante, com registro em diário de campo, b) filmagens e c) entrevistas semiestruturadas. Os dados foram produzidos entre março e dezembro de 2017 em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte. Fizeram parte da pesquisa nove professoras, uma auxiliar e doze bebês. As análises proporcionam reflexões acerca das experiências das professoras e auxiliar durante o trabalho com bebês em Instituição de Educação Infantil. Professoras e auxiliar vão gerindo diferentes lógicas de ação durante a realização de suas atividades laborais, o que afeta diretamente a experiência da(o) bebê. Como contribuição original, diante da confirmação das pesquisas sobre a utilização do próprio corpo como instrumento de trabalho das professoras e auxiliares, propomos o olhar para uma dimensão integrativa entre as diferentes lógicas de ação e a dimensão sensorial presente na execução das atividades de cuidado e educação. Essa dimensão sensorial nos permite uma aproximação da compreensão das ações sutis durante a realização das atividades de cuidado e educação. Uma análise que evidencia a escuta da cor do cuidado que essas mulheres realizam, em ambiente coletivo, com sujeitos que ainda não conseguem realizar os cuidados com o próprio corpo de forma independente. É uma dimensão que volta o olhar para o fato de a constituição da experiência social de professoras e auxiliares perpassar, além das lógicas da integração, estratégia e subjetivação, os sentidos primeiros do seu próprio corpo, nas relações estabelecidas durante o dia.
Abstract: This article aims to understand the teachers and their assistants’ experiences in children’s education, who take care and educate babies at a full-time public institution in Belo Horizonte. The literature review evidenced the ongoing construction of the character of the early childhood education institution and the teaching identity of these teachers and their assistants. It was highlighted in those studies that teaching babies has some specific characteristics and requires the mastery of theoretical, methodological and interpersonal skills, intertwined with subtle actions. The proficiency of knowledge and practice collected from the experiences of several generations of women is present in the relationships between teachers, assistants, and children, during the performance of caring and educational activities, which were neither acquired in courses nor have any institutional recognition. These professionals gather values, feelings, and logic that involve actions, which influence both the intellectual and emotional dimensions of human experience, which are intertwined with health and education when interacting with babies. This research is focused on this scenario. The theoretical perspectives adopted were “The Sociology of Experience” developed by François Dubet, “The Care Work”, which is a concept of caring as a category of the sociology of work, and at last “The anthropology of senses” developed by David Le Breton. It regards a qualitative approach investigation with an empiric base. The instruments used were: a) participant observation with a daily field report, b) film shootings, and c) semi-structured interviews. The data was collected between march and December 2017 at a municipal public institution of children’s education in Belo Horizonte by the observation of two baby classes placed in the same space. The research was done with nine teachers and an assistant. The analyses provided reflections on the teachers and assistant’s experience while working with babies at this school. They evidenced the connection between teaching and technical, affective, emotional and sensorial aspects. Teachers and assistants develop different logic of action while performing their work activities, which directly affects the baby’s experience. As an original contribution, given the confirmation of the researches on the use of one’s own body as a work tool for teachers and assistants, it is offered an approach for an intertwined dimension between the logic of action and the sensorial dimension present in the performance of teaching and caring. This sensorial dimension allows a better understanding of subtle actions in the performance of teaching and caring. An analysis that evidences the hearing of the color of caring these women perform, in a collective environment, with beings who cannot perform self-care independently with their bodies. It is a dimension that draws attention to the fact that the constitution of the social experience of teachers and assistants goes beyond, besides the logic of integration, strategy, and subjectification, the first senses of the body in the established daily routines.
Asunto: Educação
Educação de crianças
Recém-nascidos - Cuidados
Crianças - Cuidados
Professores de educação pré-escolar - Formação
Cuidadores - Formação profissional
Funcionários de escolas - Formação profissional
Mulheres na educação
Afeto (Psicologia) - Aspectos educacionais
Creches
Belo Horizonte (MG) - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35800
Fecha del documento: 19-feb-2020
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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