Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35810
Tipo: Dissertação
Título: Percurso formativo com os cadernos de si: memórias de uma professora artista e o diálogo com seus alunos
Título(s) alternativo(s): Formative way with self notebooks: memories of an artist teacher and dialogue with her students
Autor(es): Jéssica de Sousa Moreira
Primeiro Orientador: Rosvita Kolb Bernardes
Primeiro membro da banca : Cláudia Starling Bosco
Segundo membro da banca: Lucia Gouvêa Pimentel
Resumo: Neste artigo, destaca-se a importância do uso do caderno como expressão plástica, o qual permite o registro do cotidiano, o processo da criação e da busca de conhecimento artístico. O objetivo é evidenciar o caminho formativo e autobiográfico feito a partir dos registros artísticos, da pesquisadora e de seus alunos, no ato de narrar e rememorar. Para dar visibilidade ao caminho percorrido, foram utilizados aportes da arte, da pesquisa autobiográfica e da educação, como Paulo Freire (1989), Madalena Freire (1996), Ostetto (2008), Mestriner (2014), Silveira (2001), Delory-Momberger (2008) e Salles (2011), entre outros autores pertinentes ao assunto. Ademais, o presente artigo apresenta uma investigação sobre os próprios cadernos da autora, a rememoração do encontro com os cadernos e registros de seus alunos, como também as possibilidades de uso do caderno que dialogam, diretamente, com os processos de experimentação e de criação da experiência vivida como professora e artista. Desse modo, a proposta pedagógica da confecção de cadernos de si nasce em diálogo com o percurso de experiências em sala de aula no Ensino Médio, de uma escola pública da Educação Básica, com a técnica de encadernação manual, elaborada e confeccionada em comunhão com os estudantes.
Abstract: In this study, the importance of using the sketchbook as a plastic expression, recording daily life and the process of creating and searching for artistic knowledge is highlighted. The objective is to highlight the formative and autobiographical path taken from the artistic records of the researcher and her students, in the act of narrating and remembering. To give visibility to the path taken, contributions from art education and autobiographical research were used, such as Freire (1989), Freire (1996), Ostetto (2008), Mestriner (2014), Silveira (2001), Delory-Momberger (2008), Salles (2011), among others. An investigation is presented about the author's own sketchbooks, the recollection of the encounter with her students' sketchbooks and records and possibilities of using them that dialogue directly with the processes of experimentation and creation of the experience lived as a teacher and artist. In this way, a pedagogical proposal for the making of notebooks is born in dialogue with the course of experience in the classroom in High School, from a public school of Basic Education with a manual of binding technique, elaborated and made in communion with the students.
Assunto: Arte - Estudo e ensino
Arte e educação
Criação (Literária, artística, etc.)
Memória na arte
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35810
Data do documento: 26-Nov-2020
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_PropostaPedagógica_JéssicaMoreira_ProfArtes_versãorepositório14-04_.pdf4.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons