Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35813
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação e controle do absenteísmo às consultas da odontologia no programa saúde na escola
Título(s) alternativo(s): Evaluation and control of absenteeism to dentistry consultations in the school health program
Autor(es): Marcel Rocha Teodoro
Primeiro Orientador: Miriam Pimenta Parreira do Vale
Primeiro Coorientador: Efigênia Ferreira e Ferreira
Primeiro membro da banca : Marcella Guimaraes Assis
Segundo membro da banca: Rosa Nubia Vieira de Moura
Resumo: O absenteísmo de escolares que participam do Programa Saúde na Escola – PSE não é um evento isolado. As faltas às consultas odontológicas possuem motivos que precisam ser estudados em conjunto para que se possa intervir visando à redução de seus índices. Objetivos: mensurar o absenteísmo no agendamento e no tratamento entre escolares com necessidade de tratamento; avaliar os motivos dos responsáveis pelos escolares para o não comparecimento na consulta agendada e propor estratégias para o enfrentamento do absenteísmo. Metodologia: O estudo usa uma metodologia analítica descritiva dos resultados do levantamento de necessidade de tratamento e do acompanhamento das ações curativas nos escolares além de entrevistas utilizando roteiro semiestruturado com as mães de escolares analisadas sob o aspecto descritivo qualitativo. Resultados: dos avaliados 47,4% necessitavam de tratamento. Daqueles que receberam a comunicação para agendamento apenas 32,98% realizaram a marcação. Marcada a consulta, 75,52% compareceram. Dos estudantes que compareceram à primeira consulta 43,55% ainda se encontravam em tratamento; 30,66% abandonaram; e 25,78% tiveram seu tratamento concluído. Somando-se a não marcação ao não comparecimento à primeira consulta e ao abandono do tratamento obteve-se um valor de 85,31% dos estudantes com necessidade clínica constatada que se ausentaram às consultas. As mães revelaram como principais motivos ao absenteísmo os de fundo socioculturais. Entre eles a dificuldade de acesso a informações sobre saúde; as diferentes percepções de necessidade de tratamento; descaso e desinteresse; falta de tempo; violência urbana; esquecimento; não poder faltar ao trabalho para levar a criança à consulta; falta de responsabilidade dos responsáveis; medo de dentista; dificuldade de acesso a unidade de saúde; demora na marcação das consultas; defasagem do serviço para atender toda a demanda. Alternativas de enfrentamento foram sugeridas: aumento a participação do agente comunitário de saúde; tratamento realizado na escola; redução do tempo de espera para o agendamento; mais profissionais no serviço; lembrete eletrônico da consulta; aumento das ações de educação em saúde para os pais. Conclusões: A constante avaliação e controle dos serviços de saúde são de fundamental importância para a organização dos SUS. O fenômeno do absenteísmo nos mostra a complexidade das relações em saúde. As questões socioculturais tem uma contribuição deveras importante, pois servem de base para se construir a definição individual sobre o que é a necessidade de tratamento. A forma como os responsáveis pelas crianças veem a saúde é crucial para a decisão de quando se iniciar um tratamento. A mudança desse paradigma é a chave para que se alcance uma saúde bucal universal baseada na promoção, educação e prevenção em saúde.
Abstract: Absenteeism of school children participating in the PSE is not an isolated event. The lack of dental consultations has motives that need to be studied together in order to intervene in order to reduce their rates. Objectives: to measure absenteeism in scheduling and treatment among schoolchildren in need of treatment; to evaluate the reasons of the responsible ones for the students for the non attendance in the scheduled appointment and to propose strategies for the confrontation of the absenteeism. Methodology: The study uses an analytical methodology descriptive of the results of the survey of the need for treatment and the follow up of the curative actions in the students, besides interviews using a semi - structured script with the mothers of schoolchildren analyzed under the descriptive qualitative aspect. Results: 47.4% of the patients required treatment. Of those who received the communication for scheduling only 32.98% made the markup. After the consultation, 75.52% attended. Of the students who attended the first consultation 43.55% were still undergoing treatment; 30.66% abandoned; and 25.78% had their treatment completed. Adding non-marking to non-attendance at the first visit and dropping out of treatment resulted in 85.31% of the students with clinical need who were absent from the consultations. The mothers revealed as main reasons for absenteeism those of socio-cultural background. Among them the difficulty of access to health information; the different perceptions of the need for treatment; neglect and disinterest; lack of time; urban violence; forgetfulness; not be able to miss work to get the child to the consultation; lack of accountability of those responsible; fear; difficulty in accessing the health unit; delay in scheduling appointments; service to meet all demand. Coping alternatives were suggested: increased participation of the community health agent; treatment performed at school; reduced waiting time for scheduling; more professionals in the service; electronic appointment reminder; increased health education actions for parents. Conclusions: The constant evaluation and control of health services is of fundamental importance for the organization of SUS. The phenomenon of absenteeism shows us the complexity of health relations. Sociocultural issues have a very important contribution, since they serve as the basis for building the individual definition of what the need for treatment is. How caregivers see health is crucial for deciding when to start treatment. Changing this paradigm is the key to achieving universal oral health based on health promotion, education and prevention.
Assunto: Odontologia
Planos e programas de saúde
Assistência odontológica
Absenteísmo
Estudantes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ODONTO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Odontologia em Saúde Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35813
Data do documento: 18-Jul-2019
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