Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35829
Tipo: Tese
Título: A vida como desígnio da arte : a relação entre arte e pessimismo nas primeiras obras de Friedrich Nietzsche
Título(s) alternativo(s): Life like a purpose of art : the relationship between art and pessimism in Friedrich Nietzsche's early works
Autor(es): Camilo Lelis Jota Pereira
Primeiro Orientador: Verlaine Freitas
Primeiro membro da banca : Giorgia Cecchinato
Segundo membro da banca: Olímpio José Pimenta Neto
Terceiro membro da banca: Andre Luis Mota Itaparica
Quarto membro da banca: Rosa Maria Dias
Resumo: A presente tese aborda o problema do pessimismo como base para a compreensão das obras iniciais do filósofo Friedrich Nietzsche, particularmente O nascimento da tragédia. O problema do pessimismo se consolida como debate filosófico no século XIX, mediante a proeminência da filosofia de Arthur Schopenhauer, o qual defende a tese da inexistência de justificativas para a vida humana. Neste contexto, focalizaremos a relação entre arte e pessimismo na obra de juventude de Nietzsche, analisando uma compreensão particular que o filósofo faz da tese defendida por Schopenhauer, conduzindo à concepção de que a existência só se justifica enquanto fenômeno estético. Mostraremos que esse ponto articula toda teoria nietzschiana sobre a estética musical da tragédia grega. Para tanto, argumentamos que: 1) Nietzsche está comprometido com o debate político helenista e classicista sobre as diretrizes que deviam guiar a cultura alemã; 2) a influência de Schopenhauer em O nascimento da tragédia deve muito ao problema do pessimismo; 3) Nietzsche cria uma definição particular para o pessimismo sob o mote do dionisíaco. Esta argumentação se divide em 4 capítulos, reconstruindo a investida do filósofo sobre a oposição pessimismo-otimismo. Por fim, defendemos que o problema da justificação da existência, que fundamenta o Pessimismus-Frage, é manejado por Nietzsche ao mostrar que, quando posto em boas mãos, o pessimismo não é um problema, mas sim a promoção de uma forma específica de liberdade manifesta na tragédia grega.
Abstract: This thesis addresses the problem of pessimism as a basis for understanding the initial works of philosopher Friedrich Nietzsche, particularly The birth of tragedy. The problem of pessimism is consolidated as a philosophical debate in the 19th century through the prominence of Arthur Schopenhauer’s philosophy, which defends the thesis of the lack of justifications for human life. In this context, we will focus on the relationship between art and pessimism in Nietzsche’s early work, analyzing a particular understanding that the philosopher makes of the thesis defended by Schopenhauer, leading to the conception that existence is only justified as an aesthetic phenomenon. We will show that this point articulates all Nietzsche’s theory on the musical aesthetics of Greek tragedy. To this end, we argue that: 1) Nietzsche is committed to the Hellenistic and classicist political debate on the guidelines that should guide German culture; 2) Schopenhauer’s influence on The birth of tragedy owes much to the problem of pessimism; 3) Nietzsche creates a particular definition for pessimism under the motto of the Dionysian. This argument is divided into 4 chapters, reconstructing the philosopher’s onslaught on opposition pessimism-optimism. Finally, we maintain that the problem of justification of existence, which underlies Pessimismus-Frage, is handled by Nietzsche by showing that, when put in good hands, pessimism is not a problem, but rather the promotion of a specific form of freedom manifested in the Greek tragedy
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35829
Data do documento: 19-Mar-2021
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