Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35852
Type: Dissertação
Title: Materiais educativos contendo informações derivadas de diretrizes de prática clínica são eficazes para mudar as crenças dos pacientes com dor lombar não específica? Um estudo clínico aleatorizado
Authors: Leandro Martins de Oliveira Dinis
First Advisor: Rafael Zambelli de Almeida Pinto
Abstract: A dor lombar é uma condição extremamente prevalente e incapacitante em todo o mundo. Uma estratégia para tratar os pacientes com dor lombar é a implementação de intervenções baseadas em evidências. As diretrizes de prática clínica são consideradas uma fonte confiável de informação, entretanto os clínicos encontram dificuldade para implementá-las na prática clínica. Considerando os dois recentes marcos teóricos da área da saúde, a prática baseada em evidência e a tomada de decisão compartilhada, é recomendado que as tomadas de decisões em saúde integrem as evidências científicas e as preferências dos pacientes. Entretanto, para que os pacientes possam participar de maneira efetiva deste processo, eles precisam estar bem informados sobre sua condição. Neste contexto, materiais educativos, como por exemplo, animações em vídeo e infográficos, podem ajudar a educar e informar os pacientes. O objetivo deste trabalho foi investigar a eficácia de 3 materiais educativos, animação em vídeo, infográfico e resumo escrito, em mudar as crenças dos pacientes com dor lombar em relação a sua condição e à utilidade dos exames de imagem. O presente estudo é um ensaio clínico aleatorizado. Foram recrutados para o estudo pacientes com dor lombar que procuravam atendimento em serviços de fisioterapia. Na avaliação inicial, foram coletados dados clínicos e informações sobre os desfechos primário e secundário. O desfecho primário do estudo foi mensurado pelo Questionário de Crença de Dor Lombar e o desfecho secundário foi avaliado por meio de 2 questões específicas (Q1 e Q2) sobre as crenças relacionadas à necessidade de exames de imagens. Após a avaliação inicial, os pacientes com dor lombar foram aleatorizados para ler/assistir um dos seguintes materiais educativos: animação em vídeo, infográfico e resumo escrito. Os desfechos foram avaliados novamente imediatamente após a intervenção. Para a análise do desfecho primário foi utilizada a ANOVA medidas repetidas 3 x 2 para analisar a diferença entre as médias. Para o desfecho secundário, foi calculado o odds ratio (OR) e o intervalo de confiança de 95% (95% IC) para comparar qual material educativo capaz de identificar participantes mais propensos a relatar crenças corretas sobre a prescrição de imagens. Um total de 159 pacientes (53 pacientes por grupo) foram recrutados para o estudo. Todos os três grupos melhoraram sua pontuação no Questionário de Crença de Dor Lombar, sendo detectado um aumento da média na pontuação de 6,9 pontos (95%IC: 6,1 a 7,6) entre a avaliação inicial e após a intervenção. Entretanto, não houve diferenças entre os grupos. Para o desfecho secundário, crenças corretas foram mais reportadas com o infográfico do que com a animação em vídeo (Q1 - OR= 3,9; 95%IC: 1,7 a 8,7 / Q2 - OR= 6,8; 95%IC: 2,7 a 17,2) e foram mais reportadas com o material escrito do que com a animação em vídeo (Q1 - OR= 3,3; 95%IC: 1,5 a 7,4 / Q2 - OR= 3,7; 95%IC: 1,6 a 8,5). Portanto, nossos achados sugerem que os três materiais foram igualmente eficazes para melhorar as crenças dos pacientes relacionadas ao Questionário de Crenças para a dor lombar, mas o infográfico e o resumo escrito foram superiores à animação em vídeo na promoção de crenças corretas sobre a prescrição de imagens.
Abstract: Low back pain is an extremely prevalent and disabling condition worldwide. One strategy to treat low back pain patients is to implement evidence-based interventions. Clinical practice guidelines are considered a reliable source of information, however, clinicians find it difficult to implement them in clinical practice. Considering the two recent theoretical frameworks in the health field, evidence-based practice and shared decision-making, it is recommended that health decision-making integrate scientific evidence and patient preferences. However, for patients to be able to participate effectively in this process, they need to be well informed about their condition. In this context, educational materials, such as animated videos and infographics, can help to educate and inform patients. This research aims to investigate the effectiveness of 3 educational materials, animated video, infographic and written summary, in changing the beliefs of patients with low back pain regarding their condition and the usefulness of imaging tests. The present study is a randomized clinical trial. Low back pain patients who sought care at physiotherapy services were recruited for the study. At the initial assessment, clinical data and information on primary and secondary outcomes were collected. The primary outcome of the study was measured using the Back Belief Questionnaire and the secondary outcome was assessed using 2 specific questions (Q1 and Q2) about beliefs related to the need for imaging tests. After the initial evaluation, patients with low back pain were randomized to read / watch one of the following educational materials: animated video, infographic and written summary. The outcomes were re-evaluated immediately after the intervention. For the analysis of the primary outcome, ANOVA 3 x 2 repeated measures were used to analyze the difference between the means. For the secondary outcome, the odds ratio (OR) and the 95% confidence interval (95% CI) were calculated to compare which educational material is capable of identifying participants most likely to report correct beliefs about prescribing images. A total of 159 patients (53 patients per group) were recruited for the study. All three groups improved their scores on the Back Belief Questionnaire, with an average score increase of 6.9 points (95% CI: 6.1 to 7.6) between the initial assessment and after the intervention. However, there were no differences between groups. For the secondary outcome, correct beliefs were reported more with the infographic than with the animated video (Q1 - OR = 3.9; 95% CI: 1.7 to 8.7 / Q2 - OR = 6.8; 95% CI: 2.7 to 17.2) and were reported more with written material than with animated video (Q1 - OR = 3.3; 95% CI: 1.5 to 7.4 / Q2 - OR = 3, 7; 95% CI: 1.6 to 8.5). Therefore, our findings suggest that the three materials were equally effective in improving patients' beliefs related to the Low Back Pain Belief Questionnaire, but the infographic and written summary were superior to than the video animation in promoting correct beliefs about imaging prescription.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/35852
Issue Date: 30-Oct-2020
metadata.dc.description.embargo: 30-Oct-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Leandro_RZP2 (1).pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.