Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35868
Tipo: Tese
Título: O trabalho emocional de uma professora de Inglês de escola pública: um olhar crítico para as emoções
Autor(es): Ana Claudia Turcato de Oliveira
Primeiro Orientador: Andrea Machado de Almeida Mattos
Primeiro membro da banca : Leina Cláudia Viana Jucá
Segundo membro da banca: Ana Maria Ferreira Barcelos
Terceiro membro da banca: Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite
Quarto membro da banca: Denise Silva Paes Landim
Resumo: Esta pesquisa investigou a constituição do trabalho emocional de uma professora de Inglês de escola pública. Alguns dos objetivos deste estudo foram investigar como é realizado o processo do trabalho emocional de uma professora de Língua Inglesa em seu contexto profissional; identificar quais são os fatores que constituem o trabalho emocional da professora-participante e seus efeitos para sua subjetividade como professora de Inglês e, por fim, discutir em que medida o trabalho emocional da professora de LI desafia as normas hegemônicas de poder que envolvem a docência de Língua Inglesa. Este estudo de caso se caracterizou por meio de pesquisa qualitativa de paradigma interpretativista, inserida no campo da Linguística Aplicada, lançando mão de teorias críticas pós-estruturalistas e de conceitos de outras áreas do conhecimento como a Educação e a Filosofia. Para a geração de dados este estudo recorreu às entrevistas-narrativas e aos diários qualitativos. Para análise de dados seguiram-se os procedimentos do “grounded theory” (CORBIN; STRAUSS, 1990). Os dados apontam que o trabalho emocional da professora-participante está intimamente relacionado aos conflitos produzidos entre a discursividade neoliberal e o desejo em ser tornar um professora crítica, pois se constrói no dissenso, no contraditório, na negociação de poder inerente na natureza docente. A introdução deste trabalho apresenta os objetivos gerais e específicos que norteiam sua realização, sua justificativa e perguntas de pesquisa. No capítulo II apresenta-se o referencial teórico que orienta este estudo. O capítulo III apresenta o caminho metodológico percorrido, englobando a metodologia e as técnicas de pesquisa, o perfil da participante e da pesquisadora, bem como seu contexto. No capítulo IV discutem-se os resultados das análises. Por fim, no último capítulo apresentam-se as considerações finais e sugestões de estudos futuros.
Abstract: This research investigated the constitution of the emotional labor of a public school English teacher. Some of the objectives of this study were to investigate how the process of emotional labor of an English language teacher is carried out in her professional context; identify what are the factors that form the emotional labor of the teacher-participant and its effects on her subjectivity as an English teacher and, finally, discuss to what extent the emotional labor of the English teacher challenges as hegemonic norms of power that involve teaching the English language. This case study is characterized as qualitative research of an interpretive paradigm, inserted in the field of Applied Linguistics, using post-structuralist critical theories and concepts from other areas of knowledge such as Education and Philosophy. For data generation, this study used narrative interwiews and qualitative data. For data analysis, it was followed the principal of grounded theory (CORBIN; STRAUSS, 1990). Tha data indicate that the teacherparticipant’s emcoional labor is closely related to the conflicts produced between neoliberal discourse and the desire to become a critical teacher, as well as, it was buil on dissent, on the contradiction, in the negotiation of power inherent in the teaching nature. The introduction of this work presents the general and specific objectives that guide its realization, its justification and research questions. Chapter II presents the theoretical framework that guided this study. Chapter III presents the methodological path followed, encompassing the research methodology and techniques, the profile of the participant and the researcher, as well as their context. Chapter IV discusses the results of the analyzes. Finally, the last chapter presentsthe final considerations and suggestions for future studies.
Assunto: Língua inglesa – Estudo e ensino
Professores de inglês – Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35868
Data do documento: 25-Mar-2021
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