Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35873
Type: Monografia (especialização)
Title: Inglês conectado: uma experiência de rede social no ensino de língua inglesa
Other Titles: Connected english: a social network experience in english language teaching
Authors: Leonardo Ornellas Pena
First Advisor: Ana Elisa Ferreira Ribeiro
First Referee: Luciana de Oliveira Silva
Second Referee: Jerônimo Coura Sobrinho
Abstract: Este projeto de Ensino de Línguas Mediado por Computador foi desenvolvido no âmbito do Programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. O trabalho apresenta uma proposta de ensino de Língua Inglesa por meio de redes sociais, utilizamos a plataforma online Edmodo para desenvolvimento de um piloto com estudantes de cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Apoiado pelos conceitos de comunidades de práticas (LAVE; WENGER, 1991), este projeto busca utilizar novas tecnologias para possibilitar o compartilhamento e a colaboração através de uma rede social fechada e gratuita, promovendo o ensino da Língua Inglesa. Dentre outros objetivos este projeto buscou planejar ou adaptar experiências de aprendizagem relevantes que incorporem recursos e ferramentas digitais para promover a aprendizagem e a criatividade do estudante. Foi possível perceber um maior engajamento dos alunos a partir do momento que foram convidados a participar de uma comunidade virtual como extensão das atividades que ocorriam em sala de aula.
Abstract: This Computer Assisted Language Learning project was developed within the scope of the Linguistic Studies Post-Graduate Program, at the College of Language of the Federal University of Minas Gerais. The project is a proposal of English language teaching through social networks, we have used Edmodo online platform for the development of this pilot project with integrated technical courses students in the North of Minas Gerais Federal Institute. Supported by the Communities of Practice concepts (LAVE; WENGER, 1991), this work aimed to use new Technologies to enable the sharing and collaboration through a free closed social network, promoting English language learning. Among others objectives, in this Project we pursued to plan or adapt new relevant learning experiences incorporating digital resources and tools to promote the student’s learning and creativity. We could perceive more student engagement from the moment they were invited to participate in a virtual community as a classroom activity extension.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino
Aquisição da segunda linguagem
Redes sociais on-line
Tecnologia educacional
Aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35873
Issue Date: 7-Jan-2013
Appears in Collections:Especialização em Ens. de Ling. Mediado Por Computador EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InglesConectado versao final revisado.pdf6.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons