Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35873
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Inglês conectado: uma experiência de rede social no ensino de língua inglesa |
Other Titles: | Connected english: a social network experience in english language teaching |
Authors: | Leonardo Ornellas Pena |
First Advisor: | Ana Elisa Ferreira Ribeiro |
First Referee: | Luciana de Oliveira Silva |
Second Referee: | Jerônimo Coura Sobrinho |
Abstract: | Este projeto de Ensino de Línguas Mediado por Computador foi desenvolvido no âmbito do Programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. O trabalho apresenta uma proposta de ensino de Língua Inglesa por meio de redes sociais, utilizamos a plataforma online Edmodo para desenvolvimento de um piloto com estudantes de cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Apoiado pelos conceitos de comunidades de práticas (LAVE; WENGER, 1991), este projeto busca utilizar novas tecnologias para possibilitar o compartilhamento e a colaboração através de uma rede social fechada e gratuita, promovendo o ensino da Língua Inglesa. Dentre outros objetivos este projeto buscou planejar ou adaptar experiências de aprendizagem relevantes que incorporem recursos e ferramentas digitais para promover a aprendizagem e a criatividade do estudante. Foi possível perceber um maior engajamento dos alunos a partir do momento que foram convidados a participar de uma comunidade virtual como extensão das atividades que ocorriam em sala de aula. |
Abstract: | This Computer Assisted Language Learning project was developed within the scope of the Linguistic Studies Post-Graduate Program, at the College of Language of the Federal University of Minas Gerais. The project is a proposal of English language teaching through social networks, we have used Edmodo online platform for the development of this pilot project with integrated technical courses students in the North of Minas Gerais Federal Institute. Supported by the Communities of Practice concepts (LAVE; WENGER, 1991), this work aimed to use new Technologies to enable the sharing and collaboration through a free closed social network, promoting English language learning. Among others objectives, in this Project we pursued to plan or adapt new relevant learning experiences incorporating digital resources and tools to promote the student’s learning and creativity. We could perceive more student engagement from the moment they were invited to participate in a virtual community as a classroom activity extension. |
Subject: | Língua inglesa – Estudo e ensino Aquisição da segunda linguagem Redes sociais on-line Tecnologia educacional Aprendizagem |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35873 |
Issue Date: | 7-Jan-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Ens. de Ling. Mediado Por Computador EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
InglesConectado versao final revisado.pdf | 6.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License