Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35874
Tipo: Dissertação
Título: The body in Grace Nichols's The Fat Black Woman's Poems: postcolonialism and carnivalization
Autor(es): Leticia Nogueira Romariz Medeiros
Primeiro Orientador: Sandra Regina Goulart Almeida
Primeiro membro da banca : José de Paiva dos Santos
Segundo membro da banca: Izabel de Fátima de Oliveira Brandão
Resumo: This work analyzes Grace Nichols’s The Fat Black Woman’s Poems (1984) from the perspective of postcolonial and feminist studies, in light of Mikhail Bakhtin’s and Mary Russo’s theories of carnival. The fat black woman portrayed in the poems is a diasporic Caribbean subject, living in London, who challenges the usual constructions of race, gender, and other aspects related to identity through her daily activities. These cultural and social constructions that are questioned in the poems create an excluding binary logic that divides the world. In this thesis, I argue that the fat black woman creates for herself a carnivalesque world. Inside this world, the binary divisions and excluding stereotypes do not exist, thus, the fat black woman is free to be herself and to live as she pleases. I investigate in this work how the colonial and patriarchal stereotypes were established and are reflected in the book, and how the carnivalesque strategies used by the fat black woman in the poems challenge and recreate these conceptions. Both processes – stereotype construction and carnivalesque subversion – occur through the body and the body’s expressions. Thus, the body becomes a locus of oppression, but also becomes a possibility of insurgency. In order to challenge the stereotypes and patriarchal cultural and social constructions, the fat black woman uses this body subversively, creating new images of herself through self-love. The book of poems consists of a journey from the hate and violence of colonization and patriarchy to the self-love of the fat black woman and her carnival world. The Fat Black Woman’s Poems depicts new and better possibilities of a less excluding and more loving existence.
Abstract: Este trabalho analisa o livro The Fat Black Woman’s Poems (1984), de Grace Nichols, a partir da perspectiva do estudos feministas e pós-coloniais e à luz das teorias do carnaval de Mikhail Bakhtin e Mary Russo. A mulher negra e gorda descrita nos poemas é uma pessoa diaspórica e caribenha que vive em Londres e questiona as tradicionais construções de raça, gênero e outros aspectos relacionados à identidade por meio de suas atividades cotidianas. Essas construções sociais e culturais retratadas nos poemas foram estabelecidas pelo processo patriarcal de colonização que criou uma lógica binária que divide o mundo. Nesta dissertação, eu argumento que a mulher negra e gorda cria para si mesma um mundo carnavalesco no qual ela vive. Dentro desse mundo, as divisões binárias e os estereótipos excludentes não existem. Assim, a mulher negra e gorda é livre para ser e viver como preferir. Eu investigo nesse trabalho como as construções dos estereótipos coloniais e patriarcais foram estabelecidas e são refletidas no livro, assim como de que maneira as estratégias carnavalescas usadas pela mulher negra e gorda nos poemas podem questionar e recriar essas concepções. Ambos os processos – construção de estereótipos e subversão carnavalesca – ocorrem por meio do corpo e de suas expressões. Dessa maneira, o corpo se torna um lócus de submissão, mas também uma possibilidade de insurgência. Para questionar os estereótipos e as construções culturais coloniais e patriarcais, a mulher negra e gorda usa esse corpo de maneira subversiva, criando novas imagens de si por meio do auto-amor. O livro consiste em uma jornada partindo do ódio e da violência da colonização e do patriarcado para alcançar o auto-amor da mulher negra e gorda e de seu mundo carnavalesco. The Fat Black Woman’s Poems apresenta novas e melhores possibilidades de uma existência menos excludente e mais afetuosa.
Assunto: NIchols, Grace, 1950- – Fat Black Woman's Poems – Crítica e interpretação
Literatura guianense – História e crítica
Negros na literatura
Mulheres na literatura
Pós-colonialismo na literatura
Diáspora
Alteridade
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35874
Data do documento: 22-Fev-2021
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Pós-Defesa.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.