Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35881
Type: Dissertação
Title: Sequência didática sobre botânica e livro paradidático sobre organografia vegetal para o ensino médio
Authors: Fernanda Aparecida Soares Costa
First Advisor: Denise Maria Trombert de Oliveira
First Referee: Renata Carmo de Oliveira
Second Referee: Cleber Cunha Figueredo
Abstract: O estudo da botânica é de suma importância na formação cidadã de cada indivíduo, pois é necessário reconhecer que somos dependentes das plantas. Ao longo do meu trabalho docente, verifiquei o desinteresse de muitos alunos pela botânica, aspecto reiterado na literatura. A dificuldade de despertar no aluno o interesse pela botânica é um desafio recorrente. Os recursos didáticos e as práticas pedagógicas são fundamentais para despertar o interesse dos estudantes mediante um processo de aprendizagem e, por isso, este trabalho buscou reunir práticas e recursos como subsídios a professores e alunos. O objetivo geral deste estudo foi despertar no aluno o interesse, a valorização e o reconhecimento da importância do estudo da botânica em sua vida. Este projeto foi aplicado em duas turmas do 2o ano do ensino médio, na Escola Estadual Doutor Noraldino Lima, Fortaleza de Minas, Minas Gerais. O desenvolvimento deste projeto foi feito em duas etapas: a primeira constitui-se de uma sequência didática em que foram aplicadas práticas pedagógicas para tratar da importância das plantas e a segunda foi a produção de um livro paradidático em que um personagem botânico narra o texto sobre organografia vegetal de forma lúdica, mas precisa em termos conceituais. O livro paradidático é um material complementar ao livro didático do aluno e alia o conteúdo ao cotidiano do aluno. As atividades da sequência didática de preferência dos alunos foram a visita à floricultura e gravação do vídeo, arborização urbana e a atividade do supermercado. Na visita à floricultura, os alunos localizaram representantes dos grupos vegetais e gravaram vídeos explicando suas características. Na atividade de arborização urbana, os alunos identificaram as espécies arbóreas presentes em suas ruas ou no entorno de sua residência. Na atividade do supermercado, os alunos observaram e pesquisaram a composição dos produtos de uso cotidiano que continham substâncias de origem vegetal. Essas atividades foram as que possuíram características mais evidentes da abordagem investigativa de ensino, destacando a importância de sua aplicação. A sequência didática reuniu essas atividades com abordagem investigativa, constituindo uma interessante ferramenta para o ensino de botânica. A abordagem investigativa inserida nas atividades desenvolvidas neste trabalho foi o fator facilitador, pois envolveu os alunos na realização das atividades, caracterizando o protagonismo estudantil em todos os momentos.
Abstract: To study botany is of paramount importance in the citizen formation of each individual, as it is necessary to recognize that we depend on plants. Throughout my teaching work, I noticed the lack of interest of many students in botany, as we can see in the literature. It is a recurring challenge to arouse interest in botany in the students. Didactic resources and pedagogical practices are fundamental to stimulate the interest of students through a learning process. Therefore, this work sought to gather practices and resources as subsidies to teachers and students. The general aim of this study was to awake in the student the interest, appreciation, and recognition of the importance of learning botany in his life. This project was applied in two classes of the 2nd year of high school, at the Escola Estadual Doutor Noraldino Lima, Fortaleza de Minas, Minas Gerais. The development of this project was carried out in two stages: the first consists of a didactic sequence, in which pedagogical practices were applied to address the importance of plants; the second was the production of a paradidactic book, in which a plant character narrates the text about plant organography playfully, but accurate in conceptual terms. The paradidactic book is a complementary material to the students’ textbooks and combines content with their daily life. Among the activities of the didactic sequence, the students preferred the visit to the flower shop and video recording, urban afforestation, and the supermarket activity. During the visit to the flower shop, the students found representative plants of the four groups, and recorded videos explaining their characteristics. In the urban afforestation activity, the students identified tree species occurring in the streets in their neighborhood or surroundings of their residence in farms. In the supermarket activity, students observed and searched for the composition of daily products with plant-origin substances. These activities had the most evident characteristics of the inquiry teaching approach, highlighting the importance of its application. The didactic sequence brought these activities together with an inquiry approach, constituting an interesting tool for teaching botany. The inquiry approach inserted in the activities in this work was the facilitating factor, as it involved students in carrying out the activities, characterizing student leadership at all times.
Subject: Ensino - Biologia
Botânica
Plantas
Aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35881
Issue Date: 28-Aug-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FernandaAparecidaSoaresCosta_TCM_2020_pdfa_para_repositorio.pdf14.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.