Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35882
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dc.contributor.advisor1Leandro Cardosopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3050651179200249pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Agmar Bento Teodoropt_BR
dc.contributor.referee1Daniela Antunes Lessapt_BR
dc.contributor.referee2Priscilla Dutra Dias Violapt_BR
dc.contributor.referee3Juan Torrespt_BR
dc.creatorRyane Moreira Barrospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4498825365818416pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-03T20:15:19Z-
dc.date.available2021-05-03T20:15:19Z-
dc.date.issued2021-02-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35882-
dc.description.abstractUrban mobility has become a challenge in most cities around the world. This challenge is strongly related to the unequal division of urban space, since, historically, individual motorized transport has been privileged in comparison to the others, not being considered equally, balanced and fair. Although the displacements on foot are quite expressive in the cities, it is necessary that they gain more visibility, since this is quite democratic and can assist in the promotion of health and well-being. In this context, the concept of walkability seeks to understand which aspects may be favorable to walking, which may or may not be based on the perception of pedestrians. Thus, through this, it can seek to understand what is actually necessary for the urban space to be more favorable to pedestrian movements. In order for the circulation space to adequately serve pedestrians, it is essential to identify and understand the needs of different groups of pedestrians, such as children, a very vulnerable stratum in the dispute for urban space. In this sense, it is important that they are considered during the conception of the urban space, either because of its physical and cognitive development, its great involvement in traffic accidents and for the streets to stop being a prohibited space for them, as in many cases occur. Therefore, it is desirable for children to be included in the process of (re)planning pedestrian circulation spaces, as streets that meet children's desires and needs are likely to serve other pedestrians. Therefore, the objective of this work is to propose a walkability index according to the perception of children, aged between 9 and 12 years old, who live in Belo Horizonte. In order to be able to select the indicators that would compose the walkability index now proposed, a questionnaire was developed and applied using the Likert Scale to identify the children's perception about the relevance of each one of them in their usual displacements. In a second step, the walkability conditions were determined in a school area in Belo Horizonte, based on the application of the developed index, making it possible to verify any weaknesses in this spatiality. The index proved to be easy to apply and very useful in guiding which measures are priority so that a given area can be re-qualified in order to be more child friendly.pt_BR
dc.description.resumoA mobilidade urbana tem se afigurado como um desafio em boa parte das cidades do mundo. Tal desafio está fortemente relacionado à divisão desigual do espaço urbano, uma vez que, historicamente, o transporte individual motorizado tem sido privilegiado comparativamente aos demais, não sendo considerados de forma igual, balanceada e justa. Ainda que os deslocamentos a pé sejam bastante expressivos nas cidades, é preciso que estes ganhem mais visibilidade, dado que este é bastante democrático e pode auxiliar na promoção da saúde e do bem estar. Nesse contexto, o conceito de caminhabilidade busca compreender quais aspectos podem ser favoráveis ao deslocamento a pé, podendo ou não ser baseado na percepção dos pedestres. Assim, por meio deste, pode-se buscar entender o que de fato é necessário para que o espaço urbano seja mais favorável aos deslocamentos pedonais. Para que o espaço de circulação atenda adequadamente aos pedestres, é fundamental identificar e compreender as necessidades dos seus diferentes grupos, a exemplo das crianças, estrato bastante vulnerável na disputa pelo espaço urbano. Nesse sentido, é importante que elas sejam consideradas durante a concepção do espaço urbano, seja por conta do seu desenvolvimento físico e cognitivo, do seu grande envolvimento em acidentes de trânsito e para que as ruas deixem de ser um espaço proibido para estas, como em muitos casos ocorre. Logo, é desejável que as crianças sejam inseridas no processo de (re)planejamento dos espaços de circulação pedonal, já que ruas que atendem aos anseios e necessidades das crianças provavelmente irão atender aos demais pedestres. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é propor um índice de caminhabilidade de acordo com a percepção de crianças, com idade entre 9 e 12 anos, que residem em Belo Horizonte. Para que fosse possível selecionar os indicadores que viriam compor o índice de caminhabilidade ora proposto, foi desenvolvido e aplicado um questionário com uso da Escala Likert para identificar a percepção das crianças sobre a relevância de cada um deles nos seus deslocamentos habituais. Em um segundo momento, foi realizada a apuração das condições de caminhabilidade em uma área escolar de Belo Horizonte, a partir da aplicação do índice desenvolvido, sendo possível verificar eventuais fragilidades desta espacialidade. O índice se mostrou de fácil aplicação e bastante útil no direcionamento de quais medidas são prioritárias para que determinada área possa ser requalificada de modo a ser mais amigável para as crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectCaminhabilidadept_BR
dc.subject.otherTransportespt_BR
dc.subject.otherCaminhabilidadept_BR
dc.subject.otherCriançaspt_BR
dc.subject.otherMobilidade urbanapt_BR
dc.titleA infância e o pedestrianismo: um estudo exploratório da percepção de crianças sobre indicadores de caminhabilidadept_BR
dc.title.alternativeChildhood and pedestrianism: an exploratory research of the perception of children on indicators of walkabilitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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