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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Estudos brasileiros em programas de intervenção precoce implementados por cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista : uma revisão sistemática
Autor(es): Deivid Orione Mendes Sampaio
primer Tutor: Maria Luísa Magalhães Nogueira
primer miembro del tribunal : Jeane Maria Mendes
Segundo miembro del tribunal: Rafael Coelho Magalhães
Resumen: A literatura atualizada indica que quando uma criança recebe o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista - TEA, isso causa um grande impacto na família, levando geralmente a um quadro de estresse. Quando essas famílias têm acesso precoce e se envolvem em modelos de intervenção baseados em evidências, elas conseguem ver melhoras nas crianças, o que têm impactos também na saúde mental desses cuidadores. Com base nessa premissa, o presente artigo tratou de revisar a literatura nacional relacionada a intervenções precoces implementadas por cuidadores de crianças com TEA no contexto brasileiro. A busca pelos artigos foi realizada na BVS PSI (Lilacs, Scielo e IndexPsi), seguindo a recomendação Prisma, com os seguintes descritores: “autismo” OR “transtorno do espectro autista” OR “transtorno do espectro do autismo” AND “intervenção precoce” AND “treinamento de pais” OR “treinamento parental” OR “orientação de pais” OR “orientação parental” OR “treinamento de cuidadores” OR “orientação de cuidadores”, que deveria estar no título ou no corpo do texto dos artigos dos últimos dez anos (2009/2019). A busca foi realizada em outubro de 2019, resultando em cinco artigos selecionados para análise, com acréscimo de mais um, por indicação de profissional com expertise no assunto, baseados em modelos e técnicas da Análise do Comportamento Aplicada. Todos os estudos obtiveram resultados consistentes quanto à evolução e aprendizado das técnicas pelos cuidadores, porém com algumas limitações. Concluiu-se, portanto, que acesso precoce às famílias de crianças com TEA a modelos de intervenção baseados em evidência é viável e eficaz, além disso, a revisão indica que novos estudos, com caráter mais rigoroso e com populações maiores, são necessários para que outras famílias sejam beneficiadas com a criação de políticas públicas que garantam o acesso ao tratamento pelo serviço público de saúde no Brasil.
Abstract: The updated literature indicates that when a child is diagnosed with Autistic Spectrum Disorder - ASD, it has a great impact on the family, usually leading to a condition of stress. When these families have early access and engage in evidence-based intervention models, they are able to see improvements in children, which also have an impact on the mental health of these caregivers. Based on this premise, the present article tried to review the national literature related to early interventions implemented by caregivers of children with ASD in the Brazilian context. The search for the articles was carried out at the PSI VHL (Lilacs, Scielo and IndexPsi), following the Prisma recommendation, with the following descriptors: “autism” OR “autism spectrum disorder” AND “early intervention” AND “parental training” OR “parental guidance” OR “caregiver training” OR “caregiver guidance”, which should be in the title or body text of the articles in the last ten years (2009/2019). The search was carried out in October 2019, resulting in five articles selected for analysis, with the addition of one more, by indication of a professional with expertise in the subject, based on models and techniques of Applied Behavior Analysis. All studies obtained consistent results regarding the evolution and learning of techniques by caregivers, however with some limitations. It was concluded, therefore, that early access to the families of children with ASD to evidence-based intervention models is feasible and effective. In addition, the review indicates that new studies, with a more rigorous character and with larger populations, are necessary so that other families benefit from the creation of public policies that guarantee access to treatment by the public health service in Brazil.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35887
Fecha del documento: 14-mar-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

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