Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35890
Tipo: Tese
Título: Afinação da interioridade: um estudo sobre a integração da canção popular brasileira à musicalização de adultos
Autor(es): Kristoff Silva
primer Tutor: Heloísa Faria Braga Feichas
primer miembro del tribunal : José Miguel Soares Wisnik
Segundo miembro del tribunal: Lúcia Pompeu de Freitas Campos
Tercer miembro del tribunal: Ernani de Castro Maletta
Cuarto miembro del tribunal: Mauro Rodrigues
Resumen: Os estudos acerca dos estágios iniciais do processo de formação musical priorizam, regularmente, a educação infantil. Não obstante a pertinência dessa priorização, observa-se uma carência efetiva de investidas teórico/reflexivas no campo da musicalização de adultos. Contudo, este é um campo que, no Brasil, tem correspondências tanto no ensino superior de música quanto na crescente procura por educação continuada, ou seja, adultos interessados em estudar música, ainda que sem pretensões profissionalizantes. Ao pensar a musicalização de adultos, considerar o papel da canção popular urbana mostra-se bastante profícuo, uma vez que esta é uma das expressões musicais de maior amplitude de reconhecimento, por parte desses mesmos adultos. Todavia, ao posicionar a canção popular urbana no centro dessa discussão, deve-se levar em conta sua especificidade enquanto objeto de estudo, a fim de que suas possíveis contribuições para o processo de musicalização de adultos decorram de reflexões conscientes de que uma canção, por mais variada que seja a sua fisionomia, é, irredutivelmente, um ponto de encontro de componentes musicais com a componente linguística. Com o objetivo de investigar o potencial da canção popular urbana como elemento protagonista na musicalização de adultos, foi realizado o presente estudo, que, além dos assuntos já mencionados, também aborda: a função do professor como mediador nesse processo; a intrínseca relação da canção urbana com os recursos tecnológicos, implicados desde a criação até a fruição; o redimensionamento da importância da partitura e as possíveis mudanças paradigmáticas envolvendo o solfejo e o treinamento auditivo, como dispositivos regularmente priorizados na formação musical; o hibridismo modal/tonal característico das canções urbanas brasileiras. O texto caracteriza-se por uma dinâmica convivência entre formulações de caráter teórico e observações da experiência em sala de aula, para as quais é adotada a perspectiva de uma escrita autoetnográfica. Como principal cenário desta experiência figura o Curso de Musicalização de adultos da Fundação de Educação Artística (MG), mas são consideradas também as experiências com turmas de nível superior em três instituições de ensino (UEMG, UFMG e UNI-BH). Cada seção do texto aprofunda o olhar sobre uma das múltiplas faces desse estudo, e, na combinação de teoria e prática, apresenta conclusões parciais que, ao mesmo tempo, são mote para a próxima abordagem. Ao final é apresentado um compêndio das práticas em sala de aula que têm a peculiaridade de absorverem o resultado das reflexões que se estendem ao longo de todo o texto. Assim, a chave de leitura para o que ora se apresenta deve levar em conta que o desenvolvimento sequencial é antes um resultado do processo de escrita. Enquanto esta dispõe as ideias em linha, impulsionada pelo desejo de clareza e objetividade, a forma resultante tende a uma espiral, em cujo ponto central se assenta na canção popular urbana, dando prosseguimento ao protagonismo que a história lhe reservou na cultura brasileira.
Abstract: Studies on the early stages of the music education process frequently prioritize early childhood education. Despite the relevance of this prioritization, there is an effective lack of theoretical/reflexive approaches in the field of adult music education. However, this is a field that, in Brazil, has correlations for music both in higher education and in the growing demand for continuing education, that is, adults interested in studying music without any professional aspirations. When thinking about the musical education of adults, considering the role of urban popular song proves to be quite useful, since this is one of the most widely recognized musical expressions on the part of these same adults. However, when placing urban popular song at the center of this discussion, one must take into account its specificity as an object of study, so that its potential contributions to the process of adult music education result from conscious reflections that a song, for as varied as its physiognomy may be, is irreducibly a meeting point of musical components with linguistic ones. In order to investigate the potential of urban popular song as a primary element in the musical education of adults, this study was carried out so that, in addition to the subjects already mentioned, it also addresses: the role of the teacher as a mediator in this process; the intrinsic relationship between urban song and technological resources, involved from creation to fruition; the redimensioning of the importance of the score and the possible paradigmatic changes involving solfeggio and aural skills training as devices regularly prioritized in music education; the characteristic modal/tonal hybridism of Brazilian urban song. This text is characterized by a dynamic coexistence between formulations of a theoretical nature and observations from classroom experiences, for which the approach of autoethnographic writing has been adopted. The main setting for this experience was the Music Fundamentals Course for adults at the Fundação de Educação Artística [Foundation for Artistic Education] (Minas Gerais state), though the experiences of upper-level cohorts in three educational institutions (UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, and UNI-BH - Centro Universitário de Belo Horizonte) were also considered. Each section of the text deepens the look into one of the multiple faces of this study, and, in combining theory and practice, presents partial conclusions that, at the same time, are motives for future approaches. In conclusion, presented here is a compendium of classroom practices that have the peculiarity of absorbing the result of the reflections that extend throughout the text. Thus, the key to reading what is presented here is to take into account that the sequential development is rather a result of the writing process. While this work presents ideas in a linear fashion, driven by the desire for clarity and objectivity, the resulting form tends to follow a spiral, in which the central point is set upon urban popular song, continuing the protagonism that history has reserved for it in Brazilian culture.
Asunto: Educação musical
Música - Instrução e estudo
Música popular - Brasil
Semiótica e música
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/35890
Fecha del documento: 30-nov-2020
Término del Embargo: 30-nov-2021
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