Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35899
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Larissa Loures Mendes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511715E4&tokenCaptchar=03AGdBq261K3tQrNPRg9hSpIkeAbUxK0d24D0hIj2hpgpdmz5K4ZeVMl60eXUwg3XGMCaZ2AI6_X6iz8TGGJaLxnsdXehLz7wulhfd7gIDz8pRpkjt8WZpZKcPPhnE_lt8cNz7JMtiWgdIIlKj_0IGxAizZXQguK0oNCTMN89k20TYUeOISbUjh-iLc_9hQ_XvcwG_0qnG4w70O0O15C-q8I0U89_6czKlSqdADXXEKV0sf2sx3mplUNgm6ZkGNYPJdOeHZGuS70TEZZfosED0vYHma_cm9v8s6f6I-m1QR7YsUV3l5Op2L6ydH9Pf6HFutbv-YklfcUmBCQ7KcpwLW0FlJI38-R_Yk92V917SbA2S20TxH3AKHqC6vv48pc32ZN2I7RbXm6wzyInvRrCvf8F2Dt7M0X2qjsGSaLBgk1nWqs5scW6RKrO1DRVEZ0umD0bGSrg2TYSkZ_5dCnrmqjOeeIXEhy4_1lFzI4J8uzuxdwL29fKnOQtixKN5ztU-0h-MhuXL5AAdp2olsLAV45e5DamYmvQMSQ | pt_BR |
dc.creator | Glaucia Moreira Marotta Greco | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4473243P1&tokenCaptchar=03AGdBq27MQcdBm5x0xqAne_4l5zhZl2KpnXopamWWSN6pwo0C4Hx7cNWDbBvR3oHc_iFIGDjYfX3kqFRELQeKeUcAYcXUVuiLemll_4BIJha13c73myEhi3RHNGk4Mg5Z--QxZ5pG_MIojGH1wU5yZjIZPjLMpNzMV3VfjwQzucMIfMlZv2IJacWnk7dvD79aqML8bBPmy-dxfR5DYYQiJGpMO3hlfSYhFIF3llxLg61KNSiK36ZSccf5q1vSJh7SnN8lP4G-fSBYszAbHJbSzBWZ9FQDEIRVe0ccjGcbK17l6BleS2LcJ3deM9XIh7dS6bp1HRTOSQsy5w5SPq_OcJxNUavVWxeZj8Yg1Qb7lrr4pi0vpFb1pVip5TXOn5BVcj8UgB-ZuAveak5WPLfBRL0VKDxQ0bxyxye-cG70QcUp4qZby9hKaSCr5pN30CKt3viM0eVRkkQVvask0H4PpA1LXq0IZ6lC1s6fJ6bB49WmzzJQiwRkcMqc25zZeYcJP6tNhM4NTjn2zTJTVWnQyz-B5fV1YEQLuw | pt_BR |
dc.date.available | 2021-05-06T02:36:33Z | 2022-05-06 |
dc.date.issued | 2020-04-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35899 | - |
dc.description.resumo | Introdução: o enfrentamento dos problemas alimentares e nutricionais da população é uma demanda de centralidade para as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, em que a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é estratégica e a escola um cenário de prática favorável, por ser um espaço de convivência e formação. No entanto, a complexidade e a multidimensionalidade das causas desses problemas tornam-se um grande desafio para o nutricionista-educador. Objetivo: compreender a atuação de uma equipe de mobilização e educação para o consumo alimentar, em um projeto de EAN, com escolares da rede pública municipal de ensino de Belo Horizonte – MG. Metodologia: estudo descritivo, exploratório e qualitativo, realizado com sete profissionais que integram a referida equipe e acesso a documentos produzidos por estes sujeitos acerca do projeto em tela. Empregou-se entrevista individual estruturada, com questões acerca da abordagem metodológica das ações de EAN, atuação na equipe e contribuições da formação acadêmica do profissional nutricionista na área educacional. Os depoimentos foram gravados, transcritos e analisados, por meio da técnica de análise de conteúdo temático-categorial, pautandose em teóricos críticos da educação e em conceitos que embasam a concepção das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Resultados: A partir das entrevistas e dos documentos acessados, apurou-se o contexto de atuação da equipe responsável pela elaboração e, ou execução do projeto “Esquadrão da Alimentação”; a trajetória de construção desse projeto; e o seu desenho de execução. Ademais, realizou-se a exploração do material analisando-se separadamente as categorias emergentes, quais sejam: (1) “Concepção do projeto de Educação Alimentar e Nutricional fundamentada na experiência”; (2) “Abordagens metodológicas de Educação Alimentar e Nutricional atreladas à tradução de conhecimentos em nutrição” e (3) “Lacunas na formação do nutricionista para atuar em Segurança Alimentar e Nutricional”. Conclusão: apreendeu-se que a abordagem teórico-metodológica da equipe é pautada na vivência profissional e em referenciais teóricos, para busca de conteúdos técnicos e recursos pedagógicos. A contribuição da formação acadêmica na graduação é revelada como frágil, sustentada por bagagem teórico-técnica, descontextualizada das práticas educativas. No contexto da SAN, a relevância do presente estudo aporta-se na possibilidade de oferecer subsídio para o aprimoramento de um projeto de EAN institucional, no âmbito das escolas municipais públicas, para a promoção de práticas alimentares saudáveis e para a garantia da SAN como um direito humano essencial, conforme o que as diretrizes do Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional para as políticas públicas preconizam. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | educação alimentar e nutricional | pt_BR |
dc.subject | alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject | Saúde Pública | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa Qualitativa | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Alimentar e Nutricional | pt_BR |
dc.subject.other | Alimentação Escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Instituições Acadêmicas | pt_BR |
dc.subject.other | Saúde Pública | pt_BR |
dc.subject.other | Pesquisa Qualitativa | pt_BR |
dc.title | Ações de educação alimentar e nutricional no âmbito das escolas públicas de Belo Horizonte -MG: análise da abordagem teórico-metodológica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gláucia Moreira Marotta Greco-dissertação.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License