Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35917
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Júlio César Virgínio da Costapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8578943177747908pt_BR
dc.contributor.referee1Leandra de Castro Gonzaga Figueirópt_BR
dc.creatorRamon Montorri Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6339377901754747pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-10T11:11:53Z-
dc.date.available2021-05-10T11:11:53Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35917-
dc.description.abstractDigital technologies are massively present in the daily life of society, and in the school environment, however, this logic is changing so fast every day. Proposing the use of digital technological tools in the teaching process and in a progressive way is one of the greatest challenges of the teacher born in the 20th century. The traditionalism that has prevailed for so long in the school environment is gradually going through a gradual opening process due to the need to adapt to the new pedagogical practices of the 21st century and the effervescent ability of young people to handle their technological apparatuses too much in the classroom. Driven by the insertion of digital technologies, this work is collaborating with the role of the teacher in this moment of transition from traditionalism to the insertion of new practices, and has as its object of research the production of didactic sequences that aim at the use of free digital technological tools available and that make possible an improvement both in the process of teaching learning and in the use of time/class. Using various digital technological resources, such as; presentation of more dynamic and interactive slides (Prezi, Powtoon), video sharing channels (Youtube) Internet access, gambling and real-time feedback (Kahoot, Mentimenter), applications for smartphones or computers in the school's computer lab (Valiants Hearts: the great war), all the necessary resources go in search of the development of a good didactic sequence aimed at the student of the XXI century and acting in accordance with the reality of the Brazilian elementary school and its limitations. Above all, aiming also at the dual student/teacher of how much it is necessary to know how to use technologies in a conscious way and understand the countless possibilities that new pedagogical practices can impact on the search for knowledge, we will also establish a link with educational traditionalism and the new role of the current student who is the builder of his own knowledge and thus having the technological tools as opportunities for this empowerment. It is hoped that through this, both students and teachers can engage in a movement of free awareness of how technology comes to collaborate with society as a whole, and building on the educational environment the possibility of emerging new possibilities for improvement in education in our country.pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias digitais estão presentes de forma maciça no cotidiano da sociedade, e no ambiente escolar não obstante, essa lógica se transforma de maneira tão veloz a cada dia. Propor o uso de ferramentas tecnológicas digitais no processo de ensino aprendizagem e de maneira progressista é um dos maiores desafios do professor nascido no século XX. O tradicionalismo que por tanto tempo predominou no âmbito escolar aos poucos está passando por um processo gradual de abertura pela necessidade de se adequar as novas práticas pedagógicas do século XXI e pela efervescente habilidade dos jovens em manusear seus aparatos tecnológicos de maneira demasiada em meio às aulas. Impulsionados pela inserção das tecnologias digitais, o presente trabalho vem a colaborar com o papel do professor em meio a esse momento de transição entre o tradicionalismo até a inserção de novas práticas, e tem como objeto de pesquisa a produção de sequências didáticas que visam a utilização de ferramentas tecnológicas digitais gratuitas disponíveis e que possibilitem uma melhoria tanto no processo de ensino aprendizagem quanto no aproveitamento da hora/aula. Usando de recursos tecnológicos digitais variados, tais como; apresentação de slides mais dinâmicos e interativos (Prezi, Powtoon), canais de compartilhamento de vídeos (Youtube) acesso á Internet, gamificação e feedback em tempo real (Kahoot, Mentimenter), aplicativos para smartphones ou computadores no laboratório de informática da escola (Valiants Hearts: the great war), todos os recursos necessários partem em busca do desenvolvimento de uma boa sequência didática voltada para o aluno do século XXI e agindo conforme á realidade da escola básica brasileira e suas limitações. Sobretudo, almejando ainda a dupla aluno/professor do quanto é necessário saber usar as tecnologias de maneira consciente e compreender as inúmeras possibilidades que as novas práticas pedagógicas podem impactar na busca pelo conhecimento, estabeleceremos ainda um elo com o tradicionalismo educacional e o novo papel do aluno atual que é o de construtor do seu próprio conhecimento e dessa forma tendo as ferramentas tecnológicas como oportunidades desse empoderamento. Espera-se que por meio deste, tanto alunos quanto professores possam se engajar em um movimento de livre consciência do quanto a tecnologia vem para colaborar com a sociedade como um todo, e alicerçando no meio educacional a possibilidade de emergir novas possibilidades de melhoria na Educação do nosso país.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNovas Tecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectFerramentas Educacionaispt_BR
dc.subject.otherEducação básica - Tecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherEducação básica - Sequências didáticas - Material didáticopt_BR
dc.subject.otherEducação 3.0 - Práticas pedagógicaspt_BR
dc.titleO uso aplicável das tecnologias na construção de sequências didáticas.pt_BR
dc.title.alternativeThe applicable use of technologies in the construction of didactic sequences.pt_BR
dc.title.alternativeEl uso aplicable de tecnologías en la construcción de secuencias didácticas.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Ramon enviar gráfica pronto.pdfaberto1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.