Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35921
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais |
Authors: | Adriana Rodrigues da Silva |
First Advisor: | Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves |
First Referee: | Camila Amorim Campos |
Abstract: | Esse trabalho tem por objetivo analisar e propor usos para as ferramentas da Tecnologia Digital na educação básica. O recorte das seguintes proposições se faz no âmbito do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Para tanto, apresenta cinco sugestões de sequências didáticas, temáticas, onde é possível utilizar diversas possibilidades apresentadas no uso de computadores e da Internet. Essas sequências foram realizadas durante o Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0. Foi possível observar que o uso dessas ferramentas se mostra muito importante para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o assim mais atrativo e com maior chance de sucesso, haja vista que o aluno de hoje está inserido em uma geração que tem contato muito precoce com o “mundo digital”. Foi observado também a importância do docente nesse processo, como orientador do mesmo, e não mais o maior detentor do conhecimento diante dos estudantes, o que pode levar à reesignificação de suas práticas. |
Abstract: | This work aims to analyze and propose uses for Digital Technology tools in basic education. The following proposals are selected in the scope of Elementary Education (1st to 9th grade). To this end, it presents five suggestions for didactic, thematic sequences, where it is possible to use various possibilities presented in the use of computers and the Internet. These sequences were carried out during the Specialization Course in Digital Technologies and Education 3.0. It was possible to observe that the use of these tools proves to be very important to streamline the teaching-learning process, thus making it more attractive and with a greater chance of success, given that today's student is inserted in a generation that has a lot of contact with the “digital world”. It was also observed the importance of the teacher in this process, as his advisor, and no longer the greatest holder of knowledge in front of the students, which can lead to the redefinition of their practices. |
Subject: | Ensino fundamental - Tecnologias digitais Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático Ensino-aprendizagem |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35921 |
Issue Date: | 30-Nov-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais - PDFA.pdf | Versão Final | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License