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http://hdl.handle.net/1843/35930
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Warley Machado Correia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5089652516391015 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araci Rodrigues Coelho | pt_BR |
dc.creator | Reginaldo José da Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5007956413611556 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T14:05:22Z | - |
dc.date.available | 2021-05-10T14:05:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35930 | - |
dc.description.resumo | Como professor de Ensino Fundamental, diante das diversas vivências experienciadas, pude compreender a necessidade de construir o conhecimento a partir da realidade na qual os estudantes estão inseridos, trabalhando as dimensões cognitivas e socioeducacionais, componentes fundamentais que trabalhados de forma conjunta, colaboram para a construção do conhecimento de forma bastante eficaz. Dessa forma, as Sequências Didáticas podem contribuir de forma bastante eficaz para o pleno desenvolvimento dos estudantes. A Sequência Didática se constitui em uma sequência de atividades planejadas de forma estratégica, e tem como objetivo favorecer o aprendizado dos estudantes tornando-os protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. O papel do professor é fundamental para o desenvolvimento das sequências didáticas, com constantes interações e intervenções, o professor torna-se um facilitador no processo, interagindo e dialogando com os estudantes, visando sempre alcançar os objetivos propostos, que são planejados e avaliados, de modo a alcançar o objetivo proposto. Este trabalho se desenvolve em diferentes abordagens, o que possibilita a entender as sequências didáticas como processos possíveis, desde que devidamente planejadas, a todas as áreas do conhecimento, possibilitando a formação de estudantes questionadores e responsáveis pelo seu processo de aprendizagem. Neste trabalho são apresentadas cinco sequências, que perpassam deste de conteúdos disciplinares a discussões no campo das habilidades socioemocionais. O bullying digital, o protagonismo juvenil no combate às fakenews, números inteiros por meio da plataforma Khan Academy, os vídeos e as redes sociais como ferramentas a serviço do desenvolvimento de habilidades logico matemática, são temas abordados nesse trabalho. Nas considerações finais apresentamos as sequência didáticas como instrumentos pedagógicos que despertam nos estudantes, processos investigativos, interativos e de ampla criatividade, tornando as, desta maneira, um instrumento que se soma, de forma bastante eficaz, ao processo de ensino e aprendizagem. Acreditamos que desta maneira, os espaços escolares se tornam mais atrativos e capazes de auxiliar na produção do conhecimento. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequências Didáticas | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo estudantil | pt_BR |
dc.subject | Habilidades | pt_BR |
dc.subject.other | Sequências didáticas | pt_BR |
dc.subject.other | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Sequências didáticas: os desafios do processo educacional na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
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SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS - Os desafios do processo educacional na contemporaneidade..pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
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