Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Warley Machado Correiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5089652516391015pt_BR
dc.contributor.referee1Araci Rodrigues Coelhopt_BR
dc.creatorReginaldo José da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007956413611556pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-10T14:05:22Z-
dc.date.available2021-05-10T14:05:22Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35930-
dc.description.resumoComo professor de Ensino Fundamental, diante das diversas vivências experienciadas, pude compreender a necessidade de construir o conhecimento a partir da realidade na qual os estudantes estão inseridos, trabalhando as dimensões cognitivas e socioeducacionais, componentes fundamentais que trabalhados de forma conjunta, colaboram para a construção do conhecimento de forma bastante eficaz. Dessa forma, as Sequências Didáticas podem contribuir de forma bastante eficaz para o pleno desenvolvimento dos estudantes. A Sequência Didática se constitui em uma sequência de atividades planejadas de forma estratégica, e tem como objetivo favorecer o aprendizado dos estudantes tornando-os protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. O papel do professor é fundamental para o desenvolvimento das sequências didáticas, com constantes interações e intervenções, o professor torna-se um facilitador no processo, interagindo e dialogando com os estudantes, visando sempre alcançar os objetivos propostos, que são planejados e avaliados, de modo a alcançar o objetivo proposto. Este trabalho se desenvolve em diferentes abordagens, o que possibilita a entender as sequências didáticas como processos possíveis, desde que devidamente planejadas, a todas as áreas do conhecimento, possibilitando a formação de estudantes questionadores e responsáveis pelo seu processo de aprendizagem. Neste trabalho são apresentadas cinco sequências, que perpassam deste de conteúdos disciplinares a discussões no campo das habilidades socioemocionais. O bullying digital, o protagonismo juvenil no combate às fakenews, números inteiros por meio da plataforma Khan Academy, os vídeos e as redes sociais como ferramentas a serviço do desenvolvimento de habilidades logico matemática, são temas abordados nesse trabalho. Nas considerações finais apresentamos as sequência didáticas como instrumentos pedagógicos que despertam nos estudantes, processos investigativos, interativos e de ampla criatividade, tornando as, desta maneira, um instrumento que se soma, de forma bastante eficaz, ao processo de ensino e aprendizagem. Acreditamos que desta maneira, os espaços escolares se tornam mais atrativos e capazes de auxiliar na produção do conhecimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequências Didáticaspt_BR
dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subject.otherSequências didáticaspt_BR
dc.subject.otherHabilidades sociaispt_BR
dc.subject.otherEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleSequências didáticas: os desafios do processo educacional na contemporaneidade.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS - Os desafios do processo educacional na contemporaneidade..pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.