Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35953
Type: Monografia (especialização)
Title: Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais na educação infantil e séries iniciais
Other Titles: Portfolio of didactic sequences using digital technologies in early childhood education and early grades
Authors: Fabiane Lopes de Oliveira Torres
First Advisor: Luiza Coutinho Martins
First Referee: Leandra de Castro Gonzaga Figueiró
Abstract: A humanidade vive num processo contínuo de evolução e os processos de aprendizagem acompanham esta trajetória. Desde a era primitiva, o ser humano produz e transmite conhecimento. Seguindo o curso da história, novas maneiras de ensinar surgiram e a Educação formal se instaurou. O formato de Educação 3.0 é resultado da adequação às novas tendências de comunicação. Nele o professor assume um papel diferente, o de mediador de conhecimento. Tanto alunos quanto o professor, trocam, produzem e compartilham informações gerando conhecimento e propagando estes saberes. Desta forma, não existe um único detentor do saber e nem um caminho de construção delimitado. No contexto atual, o fácil acesso às tecnologias digitais e sua ampla possibilidade de utilização na educação, fez com que os celulares, tablets e outras mídias digitais se tornassem instrumentos de uso contínuo, pois já são utilizados por grande parte das pessoas em seu cotidiano. A utilização destas ferramentas, além de aumentar o envolvimento do aprendiz no processo ensino–aprendizagem, possibilita a inclusão de pessoas que, estrategicamente, não teriam acesso à formação. O curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 proporcionou experimentar várias tecnologias acessíveis à maioria da população implementadas à prática pedagógica. A tendência é que esses instrumentos sejam incorporados à rotina pedagógica, de todas as escolas. O presente trabalho tem como finalidade apresentar as sequências didáticas desenvolvidas durante este curso de especialização. Sequencias didáticas são ações interligadas entre si e executadas sequencialmente, uma após a outra, conduzindo para o aprendizado proposto. É possível observar nas sequências propostas que o protagonismo continua sendo da experiência vivida pelas crianças e das trocas reais entre os estudantes. As tecnologias digitais fornecem suporte sem suprimir o desenvolvimento de outras capacidades essenciais para as crianças.
Abstract: Humanity lives in a continuous process of evolution and the learning processes follow this trajectory. Since the primitive era, the human being produces and transmits knowledge following the course of history, new ways of teaching have emerged and formal education has been established. The Education 3.0 format is the result of adapting to new communication trends. In it, the teacher assumes a different role, that of knowledge mediator. Both students and the teacher exchange, produce and share information generating knowledge and spreading this knowledge. In this way, there is not a single holder of knowledge or a defined construction path. In the current context, the easy access to digital technologies and their wide possibility of use in education, has made cell phones, tablets and other digital media become instruments for continuous use, as they are already used by most people in their daily lives. The use of these tools, in addition to increasing the learner's involvement in the teaching-learning process, allows the inclusion of people who, strategically, would not have access to training. The Specialization course in Digital Technologies and Education 3.0 provided the opportunity to experiment with various technologies accessible to the majority of the population implemented in pedagogical practice. The tendency is for these instruments to be incorporated into the pedagogical routine of all schools.This work aims to present the didactic sequences developed during this specialization course. Didactic sequences are actions linked together and executed sequentially, one after the other, leading to the proposed learning. It is possible to observe in the proposed sequences that the protagonism remains the experience lived by the children and the real exchanges between students. Digital technologies provide support without suppressing the development of other essential skills for children.
Subject: Educação
Inovações educacionais
Material didático
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35953
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.