Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35961
Type: Monografia (especialização)
Title: Uso das tecnologias da informação e comunicação na educação: experimentação nas modalidades de educação infantil e ensino médio
Authors: Rosane de Paula Moreira
First Advisor: Tânia Margarida Lima Costa
First Referee: Hermínia Maria Martins Lima Silveira
Abstract: O presente trabalho tem como tema a inserção em ambientes educativos das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) em suas práticas de ensino. O objetivo deste trabalho é desenvolver novas competências relacionadas ao uso de ferramentas digitais na educação contribuindo para envolvermos os alunos numa aprendizagem que proporcione o desenvolvimento da criatividade e da efetividade. Acreditamos que os impactos provocados pelas inovações tecnológicas no ambiente escolar, exigem inquietação constante do professor, na tentativa de conhecer e lidar, da melhor forma possível, com as inúmeras possibilidades dos recursos tecnológicos à sua disposição. Este trabalho apresenta cinco Sequências Didáticas que possibilitam de forma dinâmica e inovadora a execução de propostas pedagógicas utilizando as TICs, sempre levando em consideração as dificuldades relativas ao acesso à Internet nas escolas brasileiras. A introdução de atividades pedagógicas que contemplem as mais variadas ferramentas tecnológicas se apresenta como uma necessidade em virtude da compreensão da Educação 3.0, em que o aluno é entendido como parte preeminente do processo didático e na qual as TICs fazem parte da realidade cotidiana deste. Considerar os processos e produtos que fazem parte das vivencias efetivas desse aluno é fundamental para a sua legítima valorização, além de ser primordial que, em ambientes educativos, o aluno possa desenvolver habilidades para o uso dessas novas ferramentas. As práticas educativas apresentadas foram efetivamente desenvolvidas em três modalidades distintas de ensino, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental II e Médio. Tal amplitude no contexto de aplicação se deu pelo fato de que é costumeiro que profissionais da área da pedagogia atendam distintas realidades educativas em seu cotidiano escolar, desempenhando diferentes funções como docente e/ou como coordenador pedagógico, ou seja, a conjuntura de aplicação deste trabalho. Assim sendo, este trabalho de conclusão de curso vem mostrar aos professores variadas possibilidades de inserção de práticas educativas que se utilizam das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs), evidenciando que tais inovações se apresentam como recursos didáticos viáveis tanto para quem ensina como para quem aprende.
Abstract: The present work has as its theme the insertion in educational environments of Communication and Information Technologies (CITs) in their teaching practices. The aim of this work is to develop new skills related to the use of digital tools in education, contributing to involve students in learning that provides the development of creativity and effectiveness. We believe that the impacts caused by technological innovations in the school environment demand constant concern from the teacher, in an attempt to know and deal, in the best possible way, with the countless possibilities of the technological resources at his disposal. This work presents five Didactic Sequences that enable the execution of pedagogical proposals using CITs in a dynamic and innovative way, always taking into account the difficulties related to internet access in Brazilian schools. The introduction of pedagogical activities that include the most varied technological tools is presented as a necessity due to the understanding of Education 3.0, in which the student is understood as a preeminent part of the didactic process and in which CITs are part of the daily reality of it. It is fundamental to consider the processes and products that are part of the effective experiences of this student for their legitimate appreciation, in addition to being essential, in educational environments, to develop the student’s skills for the use of these new tools. The educational practices presented were effectively developed in three different teaching modalities, in Early Childhood Education and in Elementary and Secondary Education. Such breadth in the context of application was due to the fact that it is common for professionals in the field of pedagogy to attend to different educational realities in their school routine, performing different functions as a teacher and / or as a pedagogical coordinator, that is, the situation of this work’s application. Therefore, this final project shows teachers various possibilities for inserting educational practices that use Communication and Information Technologies (CITs), demonstrating that such innovations are presented as viable teaching resources for both those who teach and those who learn.
Subject: Ensino fundamental
Novas tecnologias
Educação infantil
Ensino médio
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35961
Issue Date: 4-Jul-2020
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.