Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35963
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fabrine Leonard Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3865875126688483pt_BR
dc.contributor.referee1Evandro Carvalho de Menezespt_BR
dc.creatorMaria do Carmo Viana Lara Teixeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6977572426201026pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T18:09:40Z-
dc.date.available2021-05-13T18:09:40Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35963-
dc.description.abstractThe objective of this work is to explain how is possible incorporate technology in the internalized plans in the didactic sequences, of collective, cooperative and shared work of ideas, in a context of problematization, emphasizing possible resources for quality learning. The use of technology was necessary despite the great difficulties of a lot off people because of great challenges of the Covid-19 pandemic. During the Specialization course in Digital Technologies and Education 3.0, teachers viewed the resources applied in practical classes, with great expectation in technology, through a planning in stages in a didactic sequence to develop skills and capabilities, but with the understanding of usage, vocabulary and importance in personal and collective daily life in any social sphere. It was possible to observe how the course is important at this moment when applying learning, the methodology of using digital technology as pedagogical mediation resources to take teaching in synchronous classes with the didactic sequences. The worry was also with objectivity to our students and helping teachers from the school context, proposing to develop the skill and capacity to teach with technological resources. The social distance imposed by the pandemic, a way of teaching was made possible, according to the age of each child in early childhood education, which implied a great collective work because of particularities of learning.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é abordar a necessidade de incorporação da tecnologia nos planejamentos interiorizados nas sequências didáticas; do trabalho coletivo, cooperativo e compartilhado de ideias, em um contexto de problematização, enfatizando recursos possíveis para uma aprendizagem de qualidade. Com os grandes desafios da pandemia da Covid-19, foi necessário o contato com algum tipo de tecnologia apesar das grandes dificuldades apresentadas por muitos. Durante o curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, professores visualizaram, com uma grande expectativa na tecnologia, os recursos aplicados em aulas práticas, por meio de um planejamento construído por etapas em uma sequência didática que procura desenvolver as habilidades e capacidades, mas com a compreensão do uso, do vocabulário e da importância no cotidiano pessoal e coletivo seja em qualquer esfera social. Com as sequências didáticas, foi possível observar o quanto o curso está sendo útil neste momento ao aplicar o aprendizado, a metodologia da utilização da tecnologia digital como recursos de mediação pedagógica para levar o ensino de uma maneira síncrona. A preocupação também foi com a objetividade aos nossos alunos e a ajudar colegas do contexto escolar, propondo a desenvolver a habilidade e a capacidade para ministrar uma aula com recurso tecnológico. Devido ao distanciamento social imposto pela pandemia, viabilizou-se, assim, uma maneira de ensinar adequada e de acordo com a faixa etária de cada criança da educação infantil, o que implicou em um grande trabalho coletivo devido às particularidades do aprendizado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectRecurso tecnológico.pt_BR
dc.subjectCovid-19.pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherSequências didáticaspt_BR
dc.subject.otherEducação tecnológicapt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.titleA importância da tecnologia na educação em tempos de Covid-19: proposta de inserção da tecnologia como recurso pedagógico escolarpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MARIADOCARMO 2021 0201 VERSÃO FINAL1.pdf636.28 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons