Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/35975
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Portfólio de sequências didáticas: novas práticas de ensino utilizando as tecnologias digitais |
Autor(es): | Ana Flávia Delfim de Abreu |
Primeiro Orientador: | Leandra de Castro Gonzaga Figueiró |
Primeiro membro da banca : | Diogo Alves de Faria Reis |
Resumo: | As Tecnologias de Informação e Comunicação, também conhecidas como TICs, estão cada vez mais presentes em nossa sociedade. As tecnologias ampliam nossa forma de ver o mundo, de nos comunicar, de ensinar e de aprender. A partir delas é possível mantar uma comunicação de forma síncrona e assíncrona com pessoas do mundo todo. Diante de tanta transformação e novidade, torna-se imprescindível a formação dos profissionais da educação para que possam atuar mais próximos da realidade dos seus estudantes, os chamados nativos digitais. É necessário dar espaço aos alunos, tornando-os agentes ativos na construção do conhecimento. No entanto, são perceptíveis as dificuldades encontradas pelos docentes em relação ao uso das tecnologias como suporte às aulas. Com isso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar cinco sequências didáticas desenvolvidas a partir da utilização de tecnologias digitais a fim de orientar professores em sua prática pedagógica. Estas sequências abordam como disciplina principal a língua portuguesa, mas apresentam também possibilidades de trabalhos interdisciplinares. Utilizamos recursos simples e acessíveis, de modo que muitos professores possam apropriar-se destas sequências mesmo diante da falta de recursos físicos nas escolas. É fato que a educação sofre diretamente os impactos causados pelo avanço tecnológico e digital e é evidente a necessidade de materiais de trabalho que possam auxiliar no percurso para uma educação inovadora. |
Assunto: | Tecnologias digitais Sequências didáticas - Material didático Práticas docentes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35975 |
Data do documento: | 30-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - EDITADO FINAL.pdf | 964.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.