Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35975
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Portfólio de sequências didáticas: novas práticas de ensino utilizando as tecnologias digitais
Autor(es): Ana Flávia Delfim de Abreu
Primeiro Orientador: Leandra de Castro Gonzaga Figueiró
Primeiro membro da banca : Diogo Alves de Faria Reis
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação, também conhecidas como TICs, estão cada vez mais presentes em nossa sociedade. As tecnologias ampliam nossa forma de ver o mundo, de nos comunicar, de ensinar e de aprender. A partir delas é possível mantar uma comunicação de forma síncrona e assíncrona com pessoas do mundo todo. Diante de tanta transformação e novidade, torna-se imprescindível a formação dos profissionais da educação para que possam atuar mais próximos da realidade dos seus estudantes, os chamados nativos digitais. É necessário dar espaço aos alunos, tornando-os agentes ativos na construção do conhecimento. No entanto, são perceptíveis as dificuldades encontradas pelos docentes em relação ao uso das tecnologias como suporte às aulas. Com isso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar cinco sequências didáticas desenvolvidas a partir da utilização de tecnologias digitais a fim de orientar professores em sua prática pedagógica. Estas sequências abordam como disciplina principal a língua portuguesa, mas apresentam também possibilidades de trabalhos interdisciplinares. Utilizamos recursos simples e acessíveis, de modo que muitos professores possam apropriar-se destas sequências mesmo diante da falta de recursos físicos nas escolas. É fato que a educação sofre diretamente os impactos causados pelo avanço tecnológico e digital e é evidente a necessidade de materiais de trabalho que possam auxiliar no percurso para uma educação inovadora.
Assunto: Tecnologias digitais
Sequências didáticas - Material didático
Práticas docentes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35975
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EDITADO FINAL.pdf964.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.