Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/35976
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marcos Elias Sala | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2668455532586881 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carla Juscélia de Oliveira Souza | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Eliane Ferreira Campos Vieira | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci; Tânia Margarida Lima Costa | pt_BR |
dc.creator | Lauro Lima Corrêa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-14T18:07:59Z | - |
dc.date.available | 2021-05-14T18:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35976 | - |
dc.description.resumo | O percurso de formação de um professor geralmente deixa marcas na construção de seu perfil profissional e na sua forma de atuação como docente. Muitos dos que estão em atividade atualmente tiveram uma trajetória de formação forjada pela educação tradicional, onde predominava o ensino enciclopédico fundamentado na memorização de conhecimentos científicos selecionados previamente pelo professor e transmitidos passivamente ao aluno em forma de aulas expositivas. Portanto, isso parece justificar o fato de muitos docentes ainda terem muita dificuldade em romper com ensino tradicional e assimilarem novas metodologias de ensino e aprendizagem. O presente trabalho inicia-se com um memorial de percurso relatando a trajetória de formação de um docente marcada pela metodologia tradicional e sua busca pela ressignificação do seu trabalho enquanto professor de Geografia da educação básica. Posteriormente, é apresentado um plano de ação fundamentado, através de uma breve revisão bibliográfica, da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), como uma estratégia metodológica inovadora em que o aluno assume um papel de evidência no processo educativo, priorizando o seu trabalho em grupo de forma participativa e colaborativa, objetivando o envolvimento e a mobilização em torno de questões-problema. O estudo de caso atenta sobre os riscos socioambientais relacionados ao consumo de alimentos industrializados e a proposição dessa metodologia como um caminho possível na busca por uma aprendizagem mais significativa. Os resultados observados permitiram inferir que os estudantes tendem a apresentar maior interesse e envolvimento com os conteúdos escolares a partir de situações-problema contextualizadas e relacionadas à sua realidade, justificando a viabilidade da aplicação dessa metodologia inovadora de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Geografia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.other | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject.other | Geografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem por atividades | pt_BR |
dc.title | Os riscos socioambientais relacionados ao consumo de alimentos industrializados: uma experiência fundamentada na aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Versão final 13 de abril de 2021 Pdf.pdf | 715.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.