Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/35976
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Os riscos socioambientais relacionados ao consumo de alimentos industrializados: uma experiência fundamentada na aprendizagem baseada em problemas |
Autor(es): | Lauro Lima Corrêa |
Primeiro Orientador: | Marcos Elias Sala |
Primeiro membro da banca : | Carla Juscélia de Oliveira Souza |
Segundo membro da banca: | Eliane Ferreira Campos Vieira |
Terceiro membro da banca: | Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci; Tânia Margarida Lima Costa |
Resumo: | O percurso de formação de um professor geralmente deixa marcas na construção de seu perfil profissional e na sua forma de atuação como docente. Muitos dos que estão em atividade atualmente tiveram uma trajetória de formação forjada pela educação tradicional, onde predominava o ensino enciclopédico fundamentado na memorização de conhecimentos científicos selecionados previamente pelo professor e transmitidos passivamente ao aluno em forma de aulas expositivas. Portanto, isso parece justificar o fato de muitos docentes ainda terem muita dificuldade em romper com ensino tradicional e assimilarem novas metodologias de ensino e aprendizagem. O presente trabalho inicia-se com um memorial de percurso relatando a trajetória de formação de um docente marcada pela metodologia tradicional e sua busca pela ressignificação do seu trabalho enquanto professor de Geografia da educação básica. Posteriormente, é apresentado um plano de ação fundamentado, através de uma breve revisão bibliográfica, da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), como uma estratégia metodológica inovadora em que o aluno assume um papel de evidência no processo educativo, priorizando o seu trabalho em grupo de forma participativa e colaborativa, objetivando o envolvimento e a mobilização em torno de questões-problema. O estudo de caso atenta sobre os riscos socioambientais relacionados ao consumo de alimentos industrializados e a proposição dessa metodologia como um caminho possível na busca por uma aprendizagem mais significativa. Os resultados observados permitiram inferir que os estudantes tendem a apresentar maior interesse e envolvimento com os conteúdos escolares a partir de situações-problema contextualizadas e relacionadas à sua realidade, justificando a viabilidade da aplicação dessa metodologia inovadora de ensino e aprendizagem. |
Assunto: | Autobiografia Geografia - Estudo e ensino Aprendizagem por atividades |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35976 |
Data do documento: | 30-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Versão final 13 de abril de 2021 Pdf.pdf | 715.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.