Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35976
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Os riscos socioambientais relacionados ao consumo de alimentos industrializados: uma experiência fundamentada na aprendizagem baseada em problemas
Autor(es): Lauro Lima Corrêa
Primeiro Orientador: Marcos Elias Sala
Primeiro membro da banca : Carla Juscélia de Oliveira Souza
Segundo membro da banca: Eliane Ferreira Campos Vieira
Terceiro membro da banca: Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci; Tânia Margarida Lima Costa
Resumo: O percurso de formação de um professor geralmente deixa marcas na construção de seu perfil profissional e na sua forma de atuação como docente. Muitos dos que estão em atividade atualmente tiveram uma trajetória de formação forjada pela educação tradicional, onde predominava o ensino enciclopédico fundamentado na memorização de conhecimentos científicos selecionados previamente pelo professor e transmitidos passivamente ao aluno em forma de aulas expositivas. Portanto, isso parece justificar o fato de muitos docentes ainda terem muita dificuldade em romper com ensino tradicional e assimilarem novas metodologias de ensino e aprendizagem. O presente trabalho inicia-se com um memorial de percurso relatando a trajetória de formação de um docente marcada pela metodologia tradicional e sua busca pela ressignificação do seu trabalho enquanto professor de Geografia da educação básica. Posteriormente, é apresentado um plano de ação fundamentado, através de uma breve revisão bibliográfica, da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), como uma estratégia metodológica inovadora em que o aluno assume um papel de evidência no processo educativo, priorizando o seu trabalho em grupo de forma participativa e colaborativa, objetivando o envolvimento e a mobilização em torno de questões-problema. O estudo de caso atenta sobre os riscos socioambientais relacionados ao consumo de alimentos industrializados e a proposição dessa metodologia como um caminho possível na busca por uma aprendizagem mais significativa. Os resultados observados permitiram inferir que os estudantes tendem a apresentar maior interesse e envolvimento com os conteúdos escolares a partir de situações-problema contextualizadas e relacionadas à sua realidade, justificando a viabilidade da aplicação dessa metodologia inovadora de ensino e aprendizagem.
Assunto: Autobiografia
Geografia - Estudo e ensino
Aprendizagem por atividades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35976
Data do documento: 30-Ago-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

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