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dc.contributor.advisor1Leandro Rodrigues Alves Diniz.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6131363509796975pt_BR
dc.contributor.referee1Adriane Teresinha Sartoript_BR
dc.contributor.referee2Carolina Assis Dias Viannapt_BR
dc.creatorLeandro de Paula Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859222609402526pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-21T18:54:54Z-
dc.date.available2021-05-21T18:54:54Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36033-
dc.description.abstractWith the advent of existential marketing (PONDÉ, 2017), consumption takes center stage in our social relations (BAUMAN, 2008). In this context, the internet and, above all, the storage of personal information - big data -, the diagnosis of users' personality factors through online likes, and, consequently, hypersegmented ads, place us in a situation of vulnerability in the face of strategies of marketing that can know us better than ourselves (LINDSTROM, 2017; HARARI, 2018). That said, assuming that the State itself establishes a relationship of subordination under market sovereignty (BERCOVICI, 2013), what would be the role of the school: a place for dialogue aiming for the emancipation of the social person (FREIRE, 1987) or a mere ideological reproducer of the machine consumption (ILLICH, 1976; ALTHUSSER1992 [1970])? Concerned with the integral human education of the students (BNCC, 2018), we had as main objective of this research to present an Activity Book that operationalizes the critical reading of texts oriented to marketing mediated by the methodological rigor of the teacher-researcher (BORTONI-RICARDO, 2008) that subjectively analyzes a social phenomenon of which he is a part, so that later he can modify the unfavorable scenario to the student's learning context. We present the possibility that the students' lack of understanding of marketing texts may be due to two elements that complement each other: (i) lack of sufficient time to understand the semioses present in the statements (KAPLAN, 2017); (ii) absence of reading strategies (SANTAELLA, 2012; SOLÉ, 2015) to raise hypotheses, establish comparisons, perform inferential operations (MARCUSCHI, 2011; COSCARELLI, 2012).pt_BR
dc.description.resumoCom o advento do marketing existencial (PONDÉ, 2017), o consumo assume o centro de nossas relações sociais (BAUMAN, 2008). Nessa conjuntura, a internet e, sobretudo, o armazenamento de informações pessoais – big data –, a diagnose de traços de personalidade dos usuários por meio de curtidas online, e, consequentemente, os anúncios hipersegmentados, nos colocam em situação de vulnerabilidade mediante os recursos do marketing que podem nos conhecer melhor do que a nós mesmos (LINDSTROM, 2017; HARARI, 2018). Posto isso, considerando que o próprio Estado está subordinado à soberania do mercado (BERCOVICI, 2013), partimos do princípio de que a escola deve ser um lugar de discussão que contribui para a emancipação do sujeito social (FREIRE, 1987) e não um mero reprodutor ideológico da máquina do consumo (ILLICH, 1976; ALTHUSSER1992 [1970]). Preocupados com a formação humana integral dos alunos (BNCC, 2018), tivemos como objetivo principal desta pesquisa produzir um Caderno de Atividades que operacionaliza a leitura crítica de textos de marketing. Para tanto, assumimos o lugar de professor-pesquisador (BORTONI-RICARDO, 2008) que analisa subjetivamente um fenômeno social do qual faz parte, para que posteriormente possa modificar o cenário desfavorável ao contexto de aprendizagem do estudante. Apresentamos a possibilidade de que a falta de compreensão de textos de marketing por parte dos estudantes possa ser decorrente de dois elementos que se complementam: (i) falta de tempo suficiente para compreender as semioses presentes nos enunciados (KAPLAN, 2017); (ii) ausência de estratégias de leitura (SANTAELLA, 2012; SOLÉ, 2015) para levantar hipóteses, estabelecer comparações, realizar operações inferenciais (MARCUSCHI, 2011; COSCARELLI, 2012).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subject.otherLinguagem e línguaspt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.titleUma proposta didática para a leitura crítica de textos de marketing na formação de estudantes do ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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