Inovação e empreendedorismo: uma análise das ações de estímulo e fortalecimento em universidades federais de minas gerais na década de 2010–2020
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Universidade Federal de Minas Gerais
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Tese de doutorado
Título alternativo
Innovation and entrepreneurship: an analysis of stimulus and strengthening actions in federal universities of minas gerais in the decade of 2010–2020
Primeiro orientador
Membros da banca
Leonardo David Tuffi Santos
Márcia Siqueira Rapini
Ado Jorio de Vasconcelos
Reginaldo de Jesus Carvalho Lima
Allan Claudius Queiroz Barbosa
Márcia Siqueira Rapini
Ado Jorio de Vasconcelos
Reginaldo de Jesus Carvalho Lima
Allan Claudius Queiroz Barbosa
Resumo
O objetivo deste estudo foi descrever, analisar e compreender as experiências das Universidades Federais do Estado de Minas Gerais nas ações de estímulo e fortalecimento da Inovação e do Empreendedorismo durante o período de 2010 a 2020, visando constituir linhas balizadoras para orientação de planos institucionais de desenvolvimento das Universidades. Adotou-se como estratégia metodológica pesquisa qualitativa de cariz exploratória e descritiva, através de estudo de caso múltiplo pela aplicação de questionários e pesquisa documental. Os resultados permitiram a construção a partir das categorias de análise do estudo (ações de Inovação e Empreendedorismo presentes no contexto das Universidades; ações relativas ao cumprimento da missão da Universidade; ações e experiências relativas aos reflexos da Lei de Inovação Tecnológica e diretrizes para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)) e de parâmetros estratégicos acompanhados de sugestões para aplicação em PDIs. Dessa forma, permitir-se-á às lideranças melhorar as capacidades interpretativa e explicativa daqueles que estudam e praticam a Inovação e o Empreendedorismo nas empresas públicas.
Abstract
The objective of this study was to describe, analyze and understand the experiences of the Federal Universities of the State of Minas Gerais in the actions to stimulate and strengthen Innovation and Entrepreneurship during the period from 2010 to 2020, aiming to constitute guiding lines for the orientation of institutional development plans of Universities. Qualitative research of an exploratory and descriptive nature was adopted as a methodological strategy, through a multiple case study through the application of questionnaires and documentary research. The results allowed the construction based on the analysis categories of the study (actions of Innovation and Entrepreneurship present in the context of Universities; actions related to the fulfillment of the University's mission; actions and experiences related to the reflexes of the Technological Innovation Law and guidelines for the Plan Institutional Development (IDP)) and strategic parameters accompanied by suggestions for application in IDPs. In this way, leaders will be allowed to improve the interpretive and explanatory skills of those who study and practice Innovation and Entrepreneurship in public companies.
Assunto
Inovações educacionais - Brasil, Empreendedorismo, Ensino superior - Brasil, Universidades e faculdades públicas
Palavras-chave
Inovação, Empreendedorismo, Plano de Desenvolvimento Institucional, Universidades Públicas - Minas Gerais, Public Universities - Minas Gerais., Innovation, Entrepreneurship, Institutional Development Plan
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