Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/36124
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Nascer no Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HMBO) - uma experiência para valer a vida. Boas práticas de atenção ao parto e nascimento no HMBO: ênfase nos primeiros cuidados como recém-nascido
Autor(es): Maria Cecília Morais Costa
primer Tutor: Juliana de Oliveira Marcatto
Resumen: Introdução: A enfermagem obstétrica desempenha um papel importante no acompanhamento das mulheres no ciclo gravídico puerperal com atuação expressiva nos seguimentos assistencial e de educação para saúde. No Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HMOB) o enfermeiro atua no pré-parto e sala de parto com fluxos já bem estabelecidos. Entretanto, considerando a linha de cuidado da mulher e do recém-nascido (RN), entende-se que é necessário consolidar e ampliar a atuação do enfermeiro obstétrico para que ganhos adicionais do ponto de vista de qualidade da assistência sejam alcançados com benefícios aos usuários, equipe e instituição de saúde. Método: Trata-se de um trabalho de campo, estruturado a partir dos resultados do diagnóstico situacional que investigou o percurso clínico da gestante e do RN no serviço. Após identificação dos pontos críticos do processo assistencial, foram organizadas frentes de atuação para viabilizar tratamento adequado dos pontos de intervenção prioritários e estruturantes. No presente trabalho foram desenvolvidas ações voltadas para adoção de boas práticas de atenção ao parto e nascimento enfatizando os primeiros cuidados com o RN. A motivação primária desse trabalho foi tornar essas práticas ações institucionalizadas, independentes de motivações e práticas individuais, uma vez que se trata de recomendações formuladas a partir de evidencias cientificas, de articulação fácil e simples, que demandam pouco ou nenhum investimento financeiro, com benefícios incontestáveis para o RN e sua família. Resultados: As estratégias utilizadas para a implementação das propostas de enfrentamento foram: 1. Apresentação do Projeto de Formação-Intervenção para a Gestão. 2. Organização do questionário respondido pela equipe de enfermagem com o objetivo de identificar as potencialidades e fragilidades para a adoção das boas práticas. 3. Capacitação através de rodas de conversa com a equipe de enfermagem. Como metas em processo de execução espera-se instituir o teste rápido de HIV na admissão da gestante com o objetivo de iniciar o aleitamento materno na primeira hora de vida, criar indicadores como ferramenta de gestão do cuidado e implementar o Protocolo Multidisciplinar "ASSISTÊNCIA AO RECÉM-NASCIDO NA 1ª HORA DE VIDA - APRIMORAMENTO DAS BOAS PRÁTICAS". Conclusão: Destaca-se a importância de manter o assunto em discussão incluindo-o nas reuniões de colegiado gestor, oportunizar clubes de revista e rodas de conversa com a equipe rotineiramente para que o assunto seja revisto com freqüência A criação de indicadores para a análise da ocorrência das boas práticas relacionadas ao RN é uma importante ferramenta na gestão do cuidado. O curso de Especialização de Enfermagem Obstétrica da Rede Cegonha contribuiu para construção de um projeto de mudança do modelo de atenção obstétrica e neonatal no HMOB e possibilitou conhecimento para adoção de estratégias para continuidade da intervenção no serviço.
Asunto: Aleitamento Materno
Enfermagem Obstétrica
Equipe de Enfermagem
Parto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36124
Fecha del documento: 11-dic-2017
Aparece en las colecciones:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC Final Cecília.pdf843.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.