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dc.contributor.advisor1Eunice Francisca Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1450004449234451pt_BR
dc.creatorPollyanna Ferraz Botelho de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-26T15:16:25Z-
dc.date.available2021-05-26T15:16:25Z-
dc.date.issued2017-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36127-
dc.description.resumoIntrodução: Tendo em vista as principais demandas de conhecimento das gestantes, os serviços de cuidado pré-natal oferecem atividades de educação em saúde voltadas para os temas relacionados ao processo de gestação, ao parto, ao aleitamento materno e aos cuidados com o recém-nascido. Este estudo busca avaliar se estes temas atendem as necessidades de conhecimento de gestantes atendidas em um serviço de assistência a pré-natal de alto risco. Metodologia: Utilizou-se os dados das consultas de enfermagem do período de março de 2014 a junho de 2015 em prontuários de gestantes classificadas de alto risco, atendidas no ambulatório do IJAF HC/UFMG. Para a coleta de dados das consultas foi utilizado um formulário onde se registrou os dados relativos às características sociodemográficas e obstétricas; aos problemas de enfermagem relacionados a alguma necessidade de conhecimento, e ao Diagnóstico de Enfermagem “Conhecimento deficiente”, bem como suas declarações diagnósticas - conceito diagnóstico, características definidoras e fatores relacionados. Resultado: O detalhamento da análise do Diagnóstico de Enfermagem Conhecimento deficiente mostrou que os principais fatores relacionados a este diagnóstico envolvem especialmente o processo de parto e nascimento (42,5%), a amamentação (14,9%), os cuidados com o bebê (11,7%) e o processo de gestação (10,6%). Conclusão: Observa-se que os temas mais comumente abordados durante o pré-natal atendem a necessidade de informação da maioria das gestantes. Entretanto, este estudo da visibilidade às gestantes portadoras de HIV, que apresenta uma demanda bem específica de necessidade de conhecimento, o que requer a ampliação do tema alimentação do RN e cuidados com as mamas, além de uma abordagem mais individualizada e contextualizada a sua situação de não normalidade. Sendo assim, a consulta de enfermagem mostrou-se como um espaço eficiente para a detecção das necessidades de conhecimento das gestantes atendidas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonhapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiagnóstico de enfermagempt_BR
dc.subjectMonografiapt_BR
dc.subject.otherAleitamento Maternopt_BR
dc.subject.otherCuidado Pré-Natalpt_BR
dc.subject.otherDiagnóstico de Enfermagempt_BR
dc.subject.otherEducação em Saúdept_BR
dc.subject.otherGestantespt_BR
dc.subject.otherPartopt_BR
dc.subject.otherRiscopt_BR
dc.titleDiagnóstico de enfermagem “conhecimento eficiente” entre gestantes atendidas em um ambulatório de pré-natal de alto riscopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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