Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/36127
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Diagnóstico de enfermagem “conhecimento eficiente” entre gestantes atendidas em um ambulatório de pré-natal de alto risco
Autor(es): Pollyanna Ferraz Botelho de Almeida
primer Tutor: Eunice Francisca Martins
Resumen: Introdução: Tendo em vista as principais demandas de conhecimento das gestantes, os serviços de cuidado pré-natal oferecem atividades de educação em saúde voltadas para os temas relacionados ao processo de gestação, ao parto, ao aleitamento materno e aos cuidados com o recém-nascido. Este estudo busca avaliar se estes temas atendem as necessidades de conhecimento de gestantes atendidas em um serviço de assistência a pré-natal de alto risco. Metodologia: Utilizou-se os dados das consultas de enfermagem do período de março de 2014 a junho de 2015 em prontuários de gestantes classificadas de alto risco, atendidas no ambulatório do IJAF HC/UFMG. Para a coleta de dados das consultas foi utilizado um formulário onde se registrou os dados relativos às características sociodemográficas e obstétricas; aos problemas de enfermagem relacionados a alguma necessidade de conhecimento, e ao Diagnóstico de Enfermagem “Conhecimento deficiente”, bem como suas declarações diagnósticas - conceito diagnóstico, características definidoras e fatores relacionados. Resultado: O detalhamento da análise do Diagnóstico de Enfermagem Conhecimento deficiente mostrou que os principais fatores relacionados a este diagnóstico envolvem especialmente o processo de parto e nascimento (42,5%), a amamentação (14,9%), os cuidados com o bebê (11,7%) e o processo de gestação (10,6%). Conclusão: Observa-se que os temas mais comumente abordados durante o pré-natal atendem a necessidade de informação da maioria das gestantes. Entretanto, este estudo da visibilidade às gestantes portadoras de HIV, que apresenta uma demanda bem específica de necessidade de conhecimento, o que requer a ampliação do tema alimentação do RN e cuidados com as mamas, além de uma abordagem mais individualizada e contextualizada a sua situação de não normalidade. Sendo assim, a consulta de enfermagem mostrou-se como um espaço eficiente para a detecção das necessidades de conhecimento das gestantes atendidas.
Asunto: Aleitamento Materno
Cuidado Pré-Natal
Diagnóstico de Enfermagem
Educação em Saúde
Gestantes
Parto
Risco
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36127
Fecha del documento: 30-nov-2017
Aparece en las colecciones:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
2014-PollyannaF.B.Almeida-Diag.Enf.Conhec.Defic.EntreGest.Atend.Amb.PN.A.R.pdf622.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.