Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/36143
Tipo: Tese
Título: Lazer, dança e educação física escolar
Título(s) alternativo(s): Leisure, dance and school physical education
Autor(es): Vagner Miranda da Conceição
Primeiro Orientador: Luciana Karine de Souza
Primeiro membro da banca : Marcília de Sousa Silva
Segundo membro da banca: Maria Aparecida de Souza Gerken
Terceiro membro da banca: Micheline Roat Bastianello
Quarto membro da banca: Tarcísio Mauro Vago
Resumo: A Educação Física é uma área do conhecimento que possui como objeto de estudo o corpo que se movimenta, que comunica e que assimila o meio em que vive a partir das interações com o espaço e com os sujeitos à sua volta. A assimilação do contexto dá-se via saberes da Cultura Corporal de Movimento a partir de diferentes instâncias, garantindo aos sujeitos, no que compete à educação, ampliar o universo cultural. A dança é um dos saberes da Educação Física e pode tanto pelo gesto quanto pelas reflexões acerca do que é dançado promover o desenvolvimento do escolar. Nos mesmos moldes, o lazer, tanto pela diversão e pelo prazer quanto pelas contribuições acerca das reflexões sociopolíticas, também contribui para a (trans)formação humana. O objetivo dessa tese é compreender a relação lazer e dança no contexto da Educação Física escolar. Para a execução da pesquisa foram delineados dois estudos conectados. No Estudo 1, empreendeu-se uma revisão sistemática baseada em 36 textos nacionais (artigos, teses e dissertações) publicadas entre 1996 e 2016 que abarcavam o desenvolvimento da dança via Educação Física escolar. Os dados foram analisados via análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados mostraram que o trato da dança na escola é influenciado pela: falta de atuação do governo, da administração escolar e dos professores, visão que os escolares possuem acerca da dança, valores e hábitos socioculturais e organização curricular do conteúdo dança nas IES, o que pode comprometer todos os benefícios relacionados à saúde que o contato com esse conteúdo pode proporcionar. Acerca da associação com o lazer, percebe-se a dança é entendida como recreação (gastar e recuperar energias), o que compromete as suas potencialidades relacionadas ao desenvolvimento humano. No Estudo 2, o objetivo foi analisar a relação entre dança e lazer na escola via percepção docente e, ainda, como as experiências sociais, acadêmicas e profissionais influenciam nessa relação. Participaram desse estudo 366 professores brasileiros de Educação Física que atuam no ensino médio em escola pública. Análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e associações via Qui-quadrado de Pearson (p<0,05) foram os meios de análise dos dados coletados em questionário via plataforma Survey Monkey. O lazer para esses docentes está associado ao prazer e à liberdade enquanto a dança foi conceituada como movimento e como expressão corporal. A relação entre dança e lazer se materializa na liberdade de criação e no prazer alcançado pelo ato de dançar. As vivências de lazer estão relacionadas às atividades físico-esportivas e as vivências no tempo livre que se aproximam da dança, quando existem, estão relacionadas às atividades coletivas comuns às academias de ginástica e musculação. A dança e o lazer na escola são desenvolvidos a partir da investigação docente acerca das práticas culturais vivenciadas pelos escolares fora da escola. Como forma de unir esses saberes os professores estimulam os escolares à vivência da dança no tempo de lazer fora da escola, seja como atividade recreativa ou na participação em festas ou eventos. Tanto o lazer quanto a dança são conteúdos tidos como importantes para os professores, mas ambos necessitam de um olhar mais apurado acerca das suas possibilidades reais, buscando uma compreensão direcionada aos verdadeiros sentidos e possibilidades de (trans)formação humana via Educação Física escolar.
Abstract: Physical education (PE) studies the human body that moves, communicates, and assimilates the environment through interactions with contexts and people all around. The assimilation of contexts occurs through the body culture of movement from different aspects (technical-tactical, political, sociological, physiological etc.), which guarantees the enhancement of the cultural universe. Dance is one of the knowledges of PE, and is able to promote student's development by gest and reasoning about the goal of dancing. Along the same lines, leisure either for fun or pleasure or for its contribution to sociopolitical debate also contributes to human (trans)formation. The goal of this doctoral dissertation is to understand the relationship between leisure and dance in the context of school PE. In order to carry out this research we designed two interconnected studies. In Study 1 we conducted a systematic review based on 36 scientific studies published in Brazil (articles, doctoral dissertations, and master's thesis) published between 1996 and 2016 about the development of dancing via school PE. Data were analyses with content analysis. Results showed that in schools dance is dealt through the influence of: lack of governmental, school, and teacher actions; students' attitudes toward dancing; cultural values and habits; and how dancing is treated by university curricula. Those factors may jeopardize all health benefits (bio psychosocially considered) that the contact with dancing may offer. As for the association with leisure, we noticed that dance is understood as recreation (spend and recover energy), which may compromise its potential strength towards human development. In Study 2, the objective was to analyze the relationship between dance and leisure at school via teacher's perceptions, as well as how social, academic, and professional experiences influence that relationship. Participated 366 Brazilian PE schoolteachers that work at high school level in public schools. Content analysis and association tests (chi-square) were conducted to analyze data collected through online questionnaire designed with Survey Monkey tools. For the teacher’s leisure is associated to pleasure and freedom, whilst dance was characterized as movement and body expression. The relationship between dance and leisure materializes in the liberty of creation and in the pleasure felt by dancing. Leisure experiences are related to physical and sporting activities. The free time experiences that are close to dancing are related to common collective activities in gyms. Dance and leisure at school are developed by teachers' research on cultural practices lived by the students when they are not in school. As means into uniting these fields of expertise teachers foster students into experiencing dance during leisure free time, out of school, as a recreational activity or engaging in cultural events. Leisure and dance are contents considered important to the teachers, but both need a more accurate look about its real potential, aiming at an understanding directed to the true meanings and possibilities of human (trans)formation via school PE.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36143
Data do documento: 28-Fev-2018
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Vagner Miranda da Conceição Versão final.pdf2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.