Sequência de ensino investigativa sobre resistência bacteriana: aplicação em um ambiente virtual de aprendizagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Minas Gerais

Descrição

Tipo

Dissertação de mestrado

Título alternativo

Membros da banca

Andréa Mara Macedo
Karla Simone da Silva Fernandes

Resumo

A resistência antimicrobiana é um dos grandes problemas mundiais de saúde pública onde se faz necessário um trabalho de conscientização do uso adequado dos antibióticos. Neste contexto, é pertinente a abordagem deste tema no ambiente escolar, sendo a escola o local de aproximação dos estudantes com o conhecimento científico e de formação de indivíduos responsáveis por suas ações. Essa temática foi abordada com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais por meio de uma sequência de ensino que utiliza a abordagem investigativa. O trabalho teve como objetivo avaliar se o uso do ensino por investigação possibilita que os alunos explorem a temática e se esse contribui para a construção do conhecimento científico sobre o tema. As aulas estão suspensas em todas as escolas de Minas Gerais, devido à pandemia da COVID-19. Portanto, a sequência de ensino deste trabalho foi aplicada em um ambiente virtual de aprendizagem, por meio da ferramenta Google Sala de Aula. Durante a aplicação da sequência foi possível observar que o acesso a internet é um fator limitador para a participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas no ambiente virtual. Em contrapartida, os resultados obtidos demonstram que é possível desenvolver uma sequência de ensino investigativa, como por exemplo, sobre resistência bacteriana, nesse ambiente. Sendo assim, é fundamental o papel do professor em criar atividades com a abordagem investigativa, a fim de que permita a construção crítica do conhecimento pelo estudante.

Abstract

Antimicrobial resistance is one of the major global public health problems where awareness work on the appropriate use of antibiotics is necessary. In this context, it is pertinent to approach this theme in the school environment, with the school being the place where students get closer to scientific knowledge and to the training of individuals responsible for their actions. This theme was approached with the students of the 3rd year of high school in a public school in Minas Gerais through a teaching sequence that uses the investigative approach. This work aimed to assess whether the use of teaching by investigation allows students to explore the theme and whether it contributes to the construction of scientific knowledge on the subject. Classes are suspended in all schools in Minas Gerais, due to the COVID-19 pandemic. Therefore, the teaching sequence was applied in a virtual learning environment, using the Google Classroom tool. During the application of the sequence, it was possible to observe that internet access is a limiting factor for the participation of students in activities developed in the virtual environment. On the other hand, the results obtained demonstrate that it is possible to develop an investigative teaching sequence, as for example, on bacterial resistance, in this environment. Therefore, the role of the teacher in creating activities with an investigative approach is essential, in order to allow the critical construction of knowledge by the student.

Assunto

Ensino - Biologia, Farmacorresistência bacteriana, Antibacterianos, Ensino à distância, Aprendizagem baseada em problemas

Palavras-chave

Resistência bacteriana a antibióticos, Ensino por investigação, Uso consciente dos antibióticos, Ambiente virtual de aprendizagem

Citação

Endereço externo

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por