Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36159
Type: Tese
Title: A ópera de câmara História do Asceta e a Dançarina de Hostílio Soares: contextualização histórico-estilística e análise interpretativa sob a perspectiva da adaptação e da intermidialidade
Authors: Patrícia Cardoso Chaves Pereira
First Advisor: Mônica Pedrosa de Pádua
First Co-advisor: Arnon Sávio Reis de Oliveira
First Referee: Ângelo José Fernandes
Second Referee: Moacyr Laterza Filho
Third Referee: Cecília Nazaré de Lima
metadata.dc.contributor.referee4: Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
Abstract: A presente pesquisa teve por objetivo resgatar a obra História do Asceta e a Dançarina, ópera de câmara em 1 ato e 3 quadros de Hostílio Soares, com texto literário de Rabindranath Tagore, por meio do levantamento de dados sobre o seu contexto histórico-estilístico e da análise das relações texto-música, realizada sob o prisma da adaptação e da intermidialidade. O estudo histórico-estilístico realizado nos forneceu embasamento para considerar a ópera de Soares uma obra diferenciada, composta nos moldes do drama musical wagneriano, seguindo uma tendência composicional vigente no Instituto Nacional de Música, no Rio de Janeiro, na época dos estudos de Soares nessa instituição. O estudo da obra em questão nos mostrou ainda que características pessoais do compositor estão impressas nessa composição como, por exemplo, a sua opção filosófica de vida. Com a finalidade de abordar a maneira como Soares interpretou em música a prosa poética de Tagore e de verificar a inter-relação entre as diferentes mídias que compõe uma mesma produção operística, como o texto literário, a música e a parte teatral, apresentamos um estudo sobre a adaptação, que se predispõe a examinar obras originadas de outras fontes primárias, e sobre a intermidialidade. A partir da associação das perspectivas da adaptação propostas por Linda Hutcheon às subcategorias da intermidialidade apontadas por Irina Rajewsky, encontramos ferramentas metodológicas que nos auxiliaram na análise texto-música da ópera de Hostílio Soares. Essa análise nos favoreceu à compreensão de possíveis significados da obra, ressaltando as adaptações realizados pelo compositor e os diálogos entre as mídias, que elucidaram questões pertinentes para a construção da performance operística.
Abstract: The present study aims to rescue the História do Asceta e a Dançarina, ópera de câmara em 1 ato e 3 quadros, a piece composed by Hostílio Soares with text by Rabindranath Tagore, by means of a data collection on its historical stylistic context and the analysis of the relations between text and music under the prism of Adaptation and Intermediality. The historical stylistic study made gave us a basis to consider Soares’ opera a distinct piece composed in the Wagnerian musical drama style, following a compositional tendency that was prevailing at the National Institute of Music of Rio de Janeiro at the time. Studying the piece has showed us that the composer’s personal characteristics are present in his composition, like his philosophical way of life, for example. With the purpose of approaching the way Soares interpreted the text by Tagore in music and verifying the interrelation between the different media that are part of the operatic piece, like literary text, music, and theater, we present a study about Intermediality and Adaptation that aims to examine the pieces originated from other primary sources. By associating the perspectives of Adaptation proposed by Linda Hutcheon to the Intermediality subcategories pointed by Irina Rajewsky, we found methodological tools that have helped us with the text and music analysis of Hostílio Soares’ opera. This analysis has favored the comprehension of possible meanings of the piece, highlighting the adaptations made by the composer and the dialogue between the media, which have elucidated pertinent matters to the building of the operatic performance.
Subject: Óperas
Música de câmara - Análise, apreciação
Soares, Hostílio, 1898-1988
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36159
Issue Date: 15-Mar-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A ópera História do Asceta e a Dançarina_tese_com partitura.pdf56.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.