Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36187
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dc.contributor.advisor1Ana Karina Bezerra Pinheiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6862658087106562pt_BR
dc.creatorCarla Nayane Medeiros de Melopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-29T02:32:53Z-
dc.date.available2021-05-29T02:32:53Z-
dc.date.issued2015-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36187-
dc.description.abstractOne of the principles for human assistance to women's health is the inclusion of companion throughout the chain of labor and birth. The companion may be more than mere presence if allowed their active participation during the birth process. However, few services have joined this practice. This study aimed to implement a health education group for caregivers. It is an intervention project developed with five health professionals, three nurses, a social worker, a psychologist and 36 companions of pregnant women admitted to the Obstetric Clinic. For the implementation of the group, called "Project Welcomed Companion" were performed four times. The first was attended by two nurses, two dietitians, two social workers, a psychologist, a nursing technician and a SUS ombudsman, aiming to align ideas and strategies for the organization and implementation of the Group. The three subsequent meetings were conducted by professionals who participated in the first meeting, as agreed upon schedule, with approach directed at caregivers. The second phase was conducted by the social worker, with the theme "The role of chaperone," participating in gathering 10 patients. The third time was guided by a psychologist with the theme "What is to be a mother when it's a woman?" Is making this 13 companions. The fourth meeting was conducted by three nurses with the subject "The contribution of the companion during the pregnant woman's admission", with the participation of 13 companions. Data collection was through conducting a semistructured interview. Only four professionals answered the interview. The analysis of the speeches made by means of Content Analysis been based on the theoretical framework of Bardin. After perusal of the responses, three categories were elaborated: "escorts involved in the activities proposed by the Group; Strengthening bonds; and The importance of feeling valued. " It was noted on the data, the presence and active participation of the accompanying produced positive effects. Thus, such a proposal deserves to be encouraged with a view to the possibility of promoting enriching experiences to the woman, the companion and the health team.pt_BR
dc.description.resumoUm dos princípios para a assistência humanizada à saúde da mulher consiste na inclusão do acompanhante durante todo o encadeamento de parto e nascimento. O acompanhante pode constituir mais do que simples presença se for permitida a sua participação ativa durante o processo parturitivo. No entanto, poucos serviços aderiram a esta prática. O presente estudo teve como objetivo geral implantar um grupo de educação em saúde para acompanhantes. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido com cinco profissionais de saúde, sendo três enfermeiros, uma assistente social, uma psicóloga e 36 acompanhantes das gestantes internadas na Clínica Obstétrica. Para a implementação do grupo, denominado “Projeto Acompanhante Acolhido” foram realizados quatro momentos. O primeiro contou com a participação de dois enfermeiros, duas nutricionistas, duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma técnica de enfermagem e uma ouvidora do SUS, tendo como objetivo alinhar ideias e estratégias para a organização e implementação do Grupo. Os três encontros subsequentes foram conduzidos pelos profissionais que participaram da primeira reunião, conforme cronograma pactuado, com abordagem direcionada aos acompanhantes. O segundo momento foi conduzido pela assistente social, com o tema “O papel do acompanhante”, participando do encontro 10 acompanhantes. O terceiro momento foi orientado pela psicóloga com a temática “O que é ser mãe quando se é mulher?” fazendo-se presente 13 acompanhantes. A quarta reunião foi conduzida por três enfermeiros com o assunto “A contribuição do acompanhante durante o internamento da gestante”, com a participação de 13 acompanhantes. A coleta de dados se deu por meio da realização de uma entrevista semiestruturada. Apenas quatro profissionais responderam a entrevista. A análise dos discursos deu-se por meio da Análise de Conteúdo sendo pautado no referencial teórico de Bardin. Após leitura minuciosa das respostas, foram elaboradas três categorias: “Acompanhantes envolvidos com as atividades propostas pelo Grupo; Fortalecendo vínculos; e A importância de sentir-se valorizado”. Notou-se, diante dos dados, que a presença e participação ativa do acompanhante produziu reflexos positivos. Assim, este tipo de proposta merece ser estimulada tendo em vista a possibilidade de promoção de vivências enriquecedoras à mulher, ao acompanhante e a equipe de saúde.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonhapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectAcompanhante de pacientespt_BR
dc.subjectEquipe de assistência ao pacientept_BR
dc.subject.otherEducação em Saúdept_BR
dc.subject.otherAcompanhantes Formais em Exames Físicospt_BR
dc.subject.otherEquipe de Assistência ao Pacientept_BR
dc.titleAcompanhante acolhido: grupo de educação em saúde para acompanhantes de gestantes internadaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

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