Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36196
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dc.contributor.advisor1Geane Carvalho Alzamorapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8572132339129140pt_BR
dc.contributor.referee1Lorena Peret Tarcia de Tasendept_BR
dc.contributor.referee2Natalia Moura Pacheco Cortezpt_BR
dc.contributor.referee3Daniel Melo Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee4Fernanda Maurício da Silvapt_BR
dc.creatorJuliana Lopes de Almeida Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1038845563813038pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-31T10:50:11Z-
dc.date.available2021-05-31T10:50:11Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36196-
dc.description.resumoA audiência televisiva se reconfigura mediante as práticas contemporâneas de interação e participação. A fragmentação das audiências em conexões de redes sociais online foi averiguada no âmbito do evento midiático global Oscar. Investigam-se as audiências multiplataforma da transmissão do evento em 2018, quando completou-se a 90º cerimônia do Oscar, 20 anos do pico de maior audiência; e também em 2019, 50 anos de sua primeira exibição televisiva em âmbito internacional. A questão central que rege este estudo é: Como se configuram as audiências multiplataforma do evento midiático global Oscar? O recorte empírico evidencia as formas e os níveis de engajamento no Facebook e no Twitter em relação às audiências, considerando a transmidialidade do evento investigado. Como suporte teórico-metodológico, utilizou-se a semiótica peirceana em diálogo com a literatura sobre dinâmica transmídia. Abordaram-se os estudos de audiências com foco no surgimento da televisão e o fenômeno contemporâneo de TV social. Realizou-se coleta automática e manual de 12 palavras-chaves, identificadas de acordo com os critérios de busca avançada por usuários no Google Trends durante a transmissão, um dia antes e um dia após o evento Oscar, tanto em 2018, quanto em 2019: oscar, academy awards, oscar 2018, oscar2018, oscar90, oscarnoms, oscars, oscars90, oscar2019, oscar 2019, oscar 91 e oscars91. A coleta automática no Twitter se deu por meio da ferramenta TCAT – método de coleta referente ao Digital Methods Iniciative (DMI). No Facebook, a coleta dos dados foi realizada em 2018 por meio da ferramenta Netvizz e, em 2019, quando essa ferramenta deixou de existir, foi realizada a coleta manual. A análise dos dados apresenta pico negativo de audiência televisiva em 2018, se relacionando ao marco temporal de 10 anos com 2008, e pico positivo em 2019 em referência a 2014, marco temporal de 5 anos. Os usuários no Facebook e no Twitter estavam mais presentes no dia do evento em 2018, e no dia posterior ao evento em 2019. Observou-se que a semiose da audiência do Oscar nas redes sociais online se configura de forma mais concentrada em 2018; e se configura fragmentada e autônoma em 2019. O processo semiósico foi identificado nas formas de engajamento curtir, comentar, compartilhar, reagir, responder e visualizar nas redes sociais online associadas aos níveis de engajamento com base na noção peirceana de interpretante emocional, energético e lógico. No Facebook, identificamos o nível de engajamento em predomínio do interpretante emocional pelas reações: 9,2 mil em 2018 na primeira publicação no dia do evento; 45 mil em 2019 na sexta publicação no dia posterior ao evento. No Twitter, o nível de engajamento em domínio do interpretante emocional, tanto em 2018 quanto em 2019, foi identificado pelos sentimentos de preferências manifestadas nas respostas das audiências em relação às categorias de premiação do Oscar. No Facebook e no Twitter constatamos, com base na forma de engajamento compartilhar/retweet, que o interesse intenso da audiência pelo evento em 2018 e 2019 tem maior peso (5) na ação comunicacional registrada pelo nível de engajamento em predomínio do interpretante energético, que implica em esforço de expansão temporal da dinâmica transmídia. O nível de engajamento em predomínio do interpretante lógico foi associado aos comentários, que no Facebook aumentou em quase 5 vezes de 2018 para 2019; e no Twitter, o pico de tweets foi de 875.038 em 2018, e 3.947.126 tweets em A audiência televisiva se reconfigura mediante as práticas contemporâneas de interação e participação. A fragmentação das audiências em conexões de redes sociais online foi averiguada no âmbito do evento midiático global Oscar. Investigam-se as audiências multiplataforma da transmissão do evento em 2018, quando completou-se a 90º cerimônia do Oscar, 20 anos do pico de maior audiência; e também em 2019, 50 anos de sua primeira exibição televisiva em âmbito internacional. A questão central que rege este estudo é: Como se configuram as audiências multiplataforma do evento midiático global Oscar? O recorte empírico evidencia as formas e os níveis de engajamento no Facebook e no Twitter em relação às audiências, considerando a transmidialidade do evento investigado. Como suporte teórico-metodológico, utilizou-se a semiótica peirceana em diálogo com a literatura sobre dinâmica transmídia. Abordaram-se os estudos de audiências com foco no surgimento da televisão e o fenômeno contemporâneo de TV social. Realizou-se coleta automática e manual de 12 palavras-chaves, identificadas de acordo com os critérios de busca avançada por usuários no Google Trends durante a transmissão, um dia antes e um dia após o evento Oscar, tanto em 2018, quanto em 2019: oscar, academy awards, oscar 2018, oscar2018, oscar90, oscarnoms, oscars, oscars90, oscar2019, oscar 2019, oscar 91 e oscars91. A coleta automática no Twitter se deu por meio da ferramenta TCAT – método de coleta referente ao Digital Methods Iniciative (DMI). No Facebook, a coleta dos dados foi realizada em 2018 por meio da ferramenta Netvizz e, em 2019, quando essa ferramenta deixou de existir, foi realizada a coleta manual. A análise dos dados apresenta pico negativo de audiência televisiva em 2018, se relacionando ao marco temporal de 10 anos com 2008, e pico positivo em 2019 em referência a 2014, marco temporal de 5 anos. Os usuários no Facebook e no Twitter estavam mais presentes no dia do evento em 2018, e no dia posterior ao evento em 2019. Observou-se que a semiose da audiência do Oscar nas redes sociais online se configura de forma mais concentrada em 2018; e se configura fragmentada e autônoma em 2019. O processo semiósico foi identificado nas formas de engajamento curtir, comentar, compartilhar, reagir, responder e visualizar nas redes sociais online associadas aos níveis de engajamento com base na noção peirceana de interpretante emocional, energético e lógico. No Facebook, identificamos o nível de engajamento em predomínio do interpretante emocional pelas reações: 9,2 mil em 2018 na primeira publicação no dia do evento; 45 mil em 2019 na sexta publicação no dia posterior ao evento. No Twitter, o nível de engajamento em domínio do interpretante emocional, tanto em 2018 quanto em 2019, foi identificado pelos sentimentos de preferências manifestadas nas respostas das audiências em relação às categorias de premiação do Oscar. No Facebook e no Twitter constatamos, com base na forma de engajamento compartilhar/retweet, que o interesse intenso da audiência pelo evento em 2018 e 2019 tem maior peso (5) na ação comunicacional registrada pelo nível de engajamento em predomínio do interpretante energético, que implica em esforço de expansão temporal da dinâmica transmídia. O nível de engajamento em predomínio do interpretante lógico foi associado aos comentários, que no Facebook aumentou em quase 5 vezes de 2018 para 2019; e no Twitter, o pico de tweets foi de 875.038 em 2018, e 3.947.126 tweets em 2019, aumentando 4,5 vezes de um ano para o outro. As análises demonstram que as ações comunicacionais em níveis variados de engajamento se articulam de maneira temática pelo engajamento textual e peritextual em relação ao próprio evento Oscar. As análises apontam ainda que a extensão criativa na dinâmica transmídia investigada, por experiência colateral, ressalta ações (interpretante dinâmico) que referenciam indicialmente o próprio evento, em 2018, por meio da hashtag #Oscar, no Facebook, e da palavra-chave The Academy, no Twitter. Em 2019, pelo uso da palavra-chave Oscar e também pelo uso da hashtag #Oscar em ambas as redes sociais online. A pesquisa resultou na configuração semiósica das audiências em temporalidade estendida, de maneira síncrona e assíncrona de respostas ao conteúdo, e em espaço expandido pelas múltiplas plataformas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAudiência televisivapt_BR
dc.subjectEvento midiático globalpt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectSemiosept_BR
dc.subjectDinâmica transmídiapt_BR
dc.titleAudiências multiplataforma do evento midiático global Oscar : semiose e dinâmica transmídiapt_BR
dc.typeTesept_BR
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