Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36259
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dc.contributor.advisor1Bruna Camargos Avelinopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9268916643690315pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carolina Silva Penapt_BR
dc.contributor.referee1Bréscia França Nonatopt_BR
dc.contributor.referee2Iracema Raimunda Brito Neves Aragãopt_BR
dc.creatorGlaysson Aguilar de Araújopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8070480672555674pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-02T17:06:14Z-
dc.date.available2021-06-02T17:06:14Z-
dc.date.issued2021-04-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36259-
dc.description.resumoNos últimos anos a expansão do ensino superior no Brasil teve como um dos seus marcos a implementação das políticas de ações afirmativas, com a adoção, por exemplo, de acréscimos nas notas dos candidatos com políticas de bônus, ou de reserva de vagas com políticas de cotas, tendo como objetivo equalizar a forma de acesso ao ensino superior. Em sinergia, o ambiente educacional contábil também passou por um cenário de expansão, com o crescimento no número de matrículas, assim como vivenciou um processo de convergência aos padrões internacionais de Contabilidade. Diante de tais fatos, tornou-se relevante investigar como as políticas de ações afirmativas poderiam se relacionar com o ambiente educacional contábil, especificamente com o desempenho acadêmico, dadas as transformações ocorridas e, também, devido à possibilidade do ingresso de novos grupos de estudantes no ensino superior. Assim, o presente estudo teve como campo empírico a UFMG e traçou como objetivo geral analisar a relação entre a implementação de políticas de ações afirmativas e o desempenho acadêmico de estudantes de graduação em Ciências Contábeis matriculados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O período contemplado abarcou um intervalo de 15 anos, de 2005 a 2019, o que trouxe um diferencial à pesquisa. A amostra foi composta por 1.061 estudantes, o que originou a quantidade de 7.791 observações ao longo do período de análise. As técnicas de análise empregadas foram: a estatística descritiva, o teste de diferença de médias de Kruskal-Wallis e a estimação de um modelo linear multinível. Observou-se, inicialmente, ao longo dos anos da análise, uma maior diversidade de raças declaradas pelos estudantes, assim como ocorreu um aumento da participação de estudantes oriundos de escola pública e com menor renda mensal familiar, o que sinaliza a característica inclusiva das ações afirmativas. Posteriormente, analisou-se o desempenho acadêmico mensurado por disciplinas específicas de contabilidade e, para a maior parte das disciplinas, não se identificou diferenças entre o desempenho mediano de estudantes beneficiados com políticas de ações afirmativas em relação aos não beneficiados. Já quando foi observado o rendimento global dos estudantes, os achados evidenciaram uma relação negativa e estatisticamente significativa para variáveis relacionadas às cotas, o que sugere um desempenho inferior para estudantes cotistas. No entanto, os coeficientes estimados para as cotas não tiveram um valor tão expressivo, o que permite inferir que estudantes cotistas podem apresentar um desempenho não tão inferior em relação aos não cotistas. Diante de tais resultados, o estudo contribui ao fomentar a discussão de políticas públicas que visam corrigir desigualdades sociais e equilibrar as oportunidades para o acesso ao ensino superior, o que permitirá o crescimento educacional e, consequentemente, profissional dos estudantes. Ademais, os resultados também trazem como consequências a visibilidade da consolidação das políticas de ações afirmativas adotadas nos últimos anos que, além de corroborar o caráter inclusivo delas, ainda possibilitou visualizar suas relações com o desempenho discente contábil, gerando subsídios para o processo de tomada de decisão nas práticas de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino superior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAção afirmativapt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subject.otherProgramas de ação afirmativapt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.subject.otherEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.otherIndicadorespt_BR
dc.titleAções afirmativas e desempenho discente contábil: uma análise longitudinal com estudantes da UFMGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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