Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/36262
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Análise das atividades de leitura do gênero artigo de divulgação científica no livro didático do 2o. ciclo
Autor(es): Fernanda da Cunha Faria Rocha
primer Tutor: Marcelo Chiaretto
primer miembro del tribunal : Francis Arthuso Paiva
Segundo miembro del tribunal: Allana Mátar de Figueiredo
Resumen: Este estudo tem como objetivo efetuar uma análise das atividades de leitura do gênero artigo de divulgação científica no 2º ciclo do Ensino Fundamental, em especial no livro didático do 4º ano, buscando discorrer sobre o equívoco conceitual ao qual tal gênero sofre ao ser transformado em objeto de ensino. Sob o ponto de vista teórico, o trabalho utiliza o entendimento dos aspectos tipológicos do texto, bem como uma visão social da linguagem. Acionam-se também algumas teorias acerca da formação do professor pedagogo que é o responsável pelos anos finais do Ensino Fundamental 1. A fundamentação teórica apoia-se nas contribuições de Almeida (2011), Araújo (2014), Dieb (2013), Dolz e Schneuwly (2004), Kleiman (2007), Viana (2011), entre outros. Para a análise, sugere-se propostas para adequar o objeto de ensino ao desenvolvimento adequado da proficiência leitora, assim como, uma nova proposta para o ensino do gênero analisado neste trabalho.
Abstract: This study aims to carry out an analysis of the reading activities of the scientific dissemination article genre in the 2nd Cycle, especially in the 4th year textbook, seeking to discuss the conceptual misunderstanding that this genre suffers when being transformed into a teaching object. From a theoretical point of view, the work uses an understanding of the typological aspects of the text, as well as a social view of language. Some theories are also triggered about the formation of the pedagogical teacher who is responsible for the final years of elementary 1. The theoretical foundation is based on the contributions of Almeida (2011), Araújo (2014), Dieb (2013), Dolz and Schneuwly (2004), Kleiman (2007), Viana (2011), among others. For the analysis, it is suggested proposals to adapt the teaching object to the appropriate development of reading proficiency, as well as, a new proposal for the teaching of the gender analyzed in this work.
Asunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Livros didáticos
Divulgação científica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36262
Fecha del documento: 29-mar-2021
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Portuguesa: Teoria e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia Fernanda da Cunha Faria Rocha.pdfAnálise das atividades de leitura do gênero artigo de divulgação científica no livro didático do 2o.ciclo2.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.