Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36263
Type: Monografia (especialização)
Title: O uso de séries televisivas como objeto de aprendizagem no curso superior de direito
Other Titles: The use of TV series as a learning object in Law school
Authors: Arthur Emanuel Leal Abreu
First Advisor: Ronaldo Corrêa Gomes Junior
First Referee: Ricardo Augusto de Souza
Second Referee: Vicente Aguimar Parreiras
Abstract: Este trabalho é um projeto de ensino com a aplicação de recursos digitais, destinado a estudantes do curso de Direito. Propõe a utilização de episódios de uma série de televisão como objeto de aprendizagem. Tem como fundamentação teórica a pedagogia dos multiletramentos, os objetos de aprendizagem e a pedagogia de projetos. Os recursos digitais utilizados são episódios de séries de televisão, disponíveis em plataformas de streaming, uma ferramenta de criação de revista digital e um site de redes sociais, utilizado como ambiente virtual de aprendizagem. O objetivo geral é promover discussões acerca de temas atuais e relevantes para o estudante do curso de Direito, a partir de episódios de uma série de televisão com temática jurídica. Os objetivos específicos são desenvolver habilidades de letramento digital nos alunos, estimular a produção científica, incentivar a autonomia e o protagonismo do estudante no processo de ensino-aprendizagem de Direito e fomentar a extensão universitária. Este trabalho apresenta uma proposta de realização da atividade, na forma de disciplina eletiva do curso de Direito, bem como uma proposta de avaliação dos estudantes e dos produtos finais elaborados por eles. Durante o projeto, o site de rede social deve ser utilizado como ambiente virtual de aprendizagem, por meio de publicações escritas pelos alunos, discutindo os conteúdos. Como resultado do projeto de ensino, espera-se obter dois produtos finais: um voltado à comunidade científica da área do Direito e o outro dirigido à sociedade. Quanto ao primeiro, são exemplos de produtos admissíveis: um artigo científico, um ensaio, um artigo de opinião ou até um projeto de monografia do curso. Já o segundo deve ser uma revista digital, composta por resenhas dos episódios analisados, redigidas pelos alunos, com linguagem acessível para o público externo. Nesses textos, os alunos devem explorar a multimodalidade e a interatividade. Em todo caso, os produtos finais desenvolvidos devem ter relevância para o estudante, assegurando seu protagonismo, além de, necessariamente, incorporar tecnologias digitais como meio para uma aprendizagem significativa.
Abstract: This work is a teaching project with the application of digital resources, for Law students. It proposes the use of episodes from a TV series as learning objects. It has as theoretical basis the pedagogy of multiliteracies, learning objects and the pedagogy of projects. The digital resources used are episodes of a TV series, available on streaming platforms, a digital magazine creation tool and a social network website, used as a virtual learning environment. The general objective is to promote discussions about current and relevant topics for the Law student, related to episodes of a legal TV show. The specific objectives are to develop digital literacy skills in students, stimulate scientific production, encourage students’ autonomy and protagonism in the learning process and promote university extension. This work presents a proposal for the activity, in the form of an elective class in the Law course, as well as a proposal for evaluating students and the final products created by them. During the project, the social network website should be used as a virtual learning environment, through publications written by students, discussing the proposed subjects. As a result of the teaching project, it is expected to obtain two final products: one aimed at the scientific community in the area of Law, and the other aimed at society. As for the first, examples of admissible products are: a scientific article, an essay, an opinion article or even a final degree project. The second, on the other hand, must be a digital magazine, composed of reviews of the episodes, written by the students, with language accessible to the external public. In these texts, students should explore multimodality and interactivity. In any case, the final products developed must be relevant to the student, ensuring their protagonist in the learning process, in addition to necessarily incorporating digital technologies as a means for meaningful learning.
Subject: Aprendizagem (Estratégias)
Televisão na educação
Televisão – Seriados
Letramento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36263
Issue Date: 21-Jan-2019
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

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