Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36266
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Chiarettopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3206811196555044pt_BR
dc.contributor.referee1Hermínia Maria Martins Lima Silveirapt_BR
dc.contributor.referee2Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.creatorMonique Daiane Machado Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2021-06-02T19:43:07Z-
dc.date.issued2021-04-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36266-
dc.description.abstractThe present work aimed to understand how the text, in its different genres, can become a resource to assist the teacher in the teaching practices of reading and writing in the process of initial reading instruction and literacy. It is understood that both reading and writing arose from the need for communication and registration of the human being, that is, it is a cultural construction. In this context, learning to read and write is part of initial reading instruction, but that is not enough, it is necessary to know how to deal with and understand different texts and social contexts, which involves literacy. Initial reading instruction and literacy although they are distinct are inseparable, it is up to the teacher to assume, then, the role of mediator in this educational process. Thus, textual genres are an immeasurable source of teaching and learning possibilities, presenting as a significant educational tool, present in society and linked to social interaction.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo refletir como o texto, em seus diferentes gêneros, pode se tornar um recurso para auxiliar o professor nas práticas de ensino da leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento. Compreende-se que, tanto a leitura quanto a escrita surgiram da necessidade de comunicação e registro do ser humano, ou seja, é uma construção cultural. Neste contexto, o aprender a ler e escrever faz parte da alfabetização, mas só isso não basta, é necessário saber lidar e compreender diferentes textos e contextos sociais o que envolve o letramento. Alfabetizar e letrar embora sejam distintos são indissociáveis, cabe ao professor assumir então, a função de mediador nesse processo educativo. Assim, os gêneros textuais constituem uma fonte imensurável de possibilidades de ensino e aprendizado, apresentando-se como um instrumento educacional significativo, presente na sociedade e ligado à interação social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherLeitura – Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherEscritapt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.titleO ensino da leitura e escrita: um olhar sobre a importância dos gêneros textuais no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.description.embargo2022-06-20-
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Monique 2021.pdf668.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.