Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36273
Type: Tese
Title: Validade e confiabilidade da Survey of Well-Being of Young Children (SWYC) para crianças de 1 à 65 meses do sertão central do Ceará
Authors: Francilena Ribeiro Bessa
First Advisor: Lívia de Castro Magalhães
First Co-advisor: Kátia Virgínia Viana Cardoso
First Referee: Claudia Regina Lindgren Alves
Second Referee: Elizabeth do Nascimento
Third Referee: Rafaela Silva Moreira
Abstract: O desenvolvimento integral na primeira infância é precursor de uma vida saudável. A avaliação do desenvolvimento infantil, por meio de instrumentos que tenham passado por tradução transcultural, que sejam validados e confiáveis para a população brasileira, é fator importante para a acuidade na detecção de atrasos em crianças. No Brasil, temos poucas opções de instrumentos multifatoriais validados, o que torna justificável pesquisas sobre o “Survey of Well-Being of Young Children (SWYC)”. O SWYC é um questionário norteamericano direcionado aos pais de crianças de um a 65 meses, dividido em três subseções: desenvolvimento (“Marcos do Desenvolvimento” e “Observações dos Pais sobre Interação Social-POSI”), comportamento (“Lista de Sintomas do Bebê-BPSC” e “Lista de Sintomas Pediátricos-PPSC”) e fatores de risco familiares (“Perguntas sobre a Família”). É um questionário de rápida e fácil aplicação, gratuito, tem evidências de validade e confiabilidade, sendo viável para uso na atenção primária. Objetivos: Contribuir com o processo de adaptação transcultural e validação do SWYC para crianças brasileiras, verificando sua confiabilidade e aspectos da validade para crianças do nordeste do Brasil. Metodologia: Inicialmente o SWYC foi aplicado em dez mães da região do sertão do Ceará, para verificar o entendimento do questionário, no mesmo período foi realizado painel de expert com nove especialistas. Confirmada a adequação da tradução do questionário, foi realizado estudo metodológico, transversal e observacional em Unidades Básicas de Saúde. Foram recrutadas 645 crianças de até cinco anos, na atenção primária de Quixadá, CE, e o SWYC foi aplicado por agentes comunitários de saúde (ACS), sendo que a pesquisadora principal realizou confiabilidade teste-reteste com 97 pais/cuidadores. Inicialmente os pais/cuidadores responderam a Questionário Estruturado, elaborado pelos pesquisadores, sobre fatores de risco e condições econômicas das famílias, em seguida responderam ao SWYC e, finalmente, responderam a quatro itens com respostas simples, sobre sua opinião sobre o questionário, se gostaram de responder, se foi fácil e se se sentiram constrangidos com alguma pergunta do SWYC. Após a entrevista, os ACS pontuaram seu grau de confiança nas respostas do cuidador da criança. Resultados: Mais da metade (52,9%) das crianças era do sexo masculino, moradores da zona urbana (83,7%), com predomínio de famílias de baixo nível econômico, classes D-E (63,7%), recebendo bolsa família (70%). Índices de confiabilidade teste-reteste dos questionários de desenvolvimento e comportamento, bem como para os itens individuais das perguntas sobre a família do SWYC foram altos (>0,75), no entanto, a consistência interna total variou de 0,56-0,97. Quanto a viabilidade, o tempo médio da entrevista para aplicação do SWYC foi de 18,54 (±10,11) minutos. Os cuidadores (95,8%) gostaram de responder ao questionário, que foi considerado fácil por 85,7% dos respondentes e 79,1% das entrevistadoras reportaram alto grau de confiança quanto as respostas dos cuidadores. Foram utilizados dois pontos de corte, original norte-americano e estimativa brasileira, para identificação de atraso no desenvolvimento pelo questionário Marcos do Desenvolvimento, sendo identificada prevalência de atraso de 40% e 19,3%, respectivamente. Baixo nível econômico, alto nível de preocupação dos pais quanto ao desenvolvimento e frequência a creche, se relacionaram à suspeita de atraso do desenvolvimento, o que acrescenta suporte a validade de construto do instrumento. Conclusão: Conclui-se que o SWYC, questionário adaptado transculturalmente para o português do Brasil, é de fácil e rápida aplicação, tem boa aceitação pelos pais/cuidadores, mostrando alta confiabilidade teste-reteste, nível aceitável de consistência interna e evidencia de validade, o que dá suporte a sua utilidade na atenção primária para identificar suspeita de atraso no desenvolvimento.
Abstract: The integral development in early childhood is ahead of a healthy life. The evaluation of child development through instruments that have gone through cross-cultural translation, that are validated and reliable for the Brazilian population is an important factor for the detection of delays in children. In Brazil, we have few options for instruments with good psychometric qualities, which becomes justifiable research on the Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC). The SWYC is an American questionnaire directed to the parents of children from one to 65 months old, divided into three subsections: development ("Developmental milestones" and "Parental observations about social interaction-POSI"), behavior ("List of Symptoms BPSC" and "List of Pediatric Symptoms-PPSC") and family risk factors ("Questions about the Family"). It is quick and easy to apply, free of charge, has evidences of validity and reliability, being feasible for use in primary care. Objectives: To contribute to the process of cross-cultural adaptation and validation of the SWYC for Brazilian children, verifying their reliability and validity for children in Brazilian northeastern. Methodology: Initially the SWYC was applied to ten mothers in the region of Ceará, to verify the understanding of the questionnaire, in the same period an expert panel was held with nine experts. Confirming the adequacy of the translation of the questionnaire, a methodological, cross-sectional and observational study was carried out in Basic Health Units. Six hundred forty-five children up to five years old were recruited in primary care of Quixadá and SWYC was applied by the ACS, and the main researcher performed a test retest reliability with 97 mothers / caregivers. Initially the parents answered a Structured Questionnaire, prepared by the researchers themselves, to obtain data on risk factors and socioeconomic conditions of the families, and then answer to SWYC. In the present study, four items were added with simple answers, in which the parents/caretakers indicated their opinion about the questionnaire, whether they liked to respond, whether it was easy, and whether they felt constrained by any question from SWYC. At the end, an item was added for the CHAs to rate their degree of confidence in the child caregiver's responses. Results: More than half (52.9%) of the children were male, living in the urban area (83.7%), with a predominance of low-income families, D-E classes (63.7%), receiving family allowance (70%). Reliability indexes of SWYC developmental and behavioral questionnaires were high (> 0.75). Test-retest reliability indices for developmental and behavioral questionnaires as well as for individual items of SWYC family questions were high (> 0.75), however, total internal consistency ranged from 0.56-0, 97. The mean interview time for SWYC application was 18,54 (±10,11) minutes. The mothers / caregivers (95.8%) liked to respond to the questionnaire, which was considered easy to answer by 85.7% of respondents, and 79.1% of the interviewers reported a high degree of confidence regarding mothers '/ caregivers' responses. Two cutoff points, US original and Brazilian estimate, were used to identify developmental delay by the Developmental Questionnaire, with a prevalence of delay of 40% and 19.3%, respectively. Low economic level, high level of parental concern about development and day care attendance were related to the suspicion of developmental delay, which adds support to the instrument's construct validity. Conclusion: it can be concluded that SWYC, a cross-culturally adapted questionnaire for Brazilian Portuguese, is easy and quick to apply, has good acceptance by parents / caregivers, showing high test-retest reliability, acceptable level of internal consistency and evidence of validity. supports its utility in primary care to identify suspected developmental delay
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36273
Issue Date: 6-Jun-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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