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Tipo: Monografia (especialização)
Título: As perspectivas da educação inclusiva
Autor(es): Rosana Aparecida dos Reis Ferreira
Primeiro Orientador: Suzana dos Santos Gomes
Primeiro Coorientador: Cynara Fiedler Bremer
metadata.dc.contributor.advisor-co2: João Francisco Sarno Carvalho
Resumo: Considerada como um dos maiores desafios da atualidade no âmbito educacional, a Inclusão Escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais vem sendo constantemente discutida, avaliada e planejada a fim de que faça valer a Constituição Federal que prega que a educação é direito de todos e dever do Estado. Legalmente, diversas conquistas foram alcançadas no decorrer da história brasileira, leis e direitos foram adquiridos, mas infelizmente a prática do cotidiano escolar encontra grandes desafios a serem transpostos, como a falta de formação específica de profissionais para lidar com alunos inclusos e também falta de apoio e orientação pedagógica educacional para trabalhar com as mais diversas necessidades educacionais existentes. Portanto, o objetivo do presente trabalho é discorrer sobre a história da educação especial em nosso país e dificuldades encontradas na busca da inclusão. A proposta metodológica desse artigo se apresenta, quanto à abordagem, como qualitativa, de natureza básica e de procedimento bibliográfico, desenvolvido a partir de materiais publicados em livros, artigos, dissertações, teses e demais fontes de pesquisa. Por fim, conclui-se que a Educação Inclusiva é um sonho possível de ser realizado, sendo responsabilidade da escola juntamente com família e comunidade trabalhar para que o processo de inclusão aconteça.
Abstract: Considered as one of the biggest challenges in education today, the school inclusion of people with special educational needs has been constantly discussed, evaluated and planned in order to enforce the Federal Constitution that states that education is the right of all and the duty of the State. Legally, several achievements have been achieved throughout Brazilian history, laws and rights have been acquired, but unfortunately the practice of school daily finds great challenges to be overcome, such as the lack of specific training of professionals to deal with included students and also lack of support. and educational pedagogical guidance to work with the most diverse educational needs. Therefore, the aim of this paper is to discuss the history of special education in our country and the difficulties encountered in the search for inclusion. The methodological proposal of this article is presented as a qualitative approach, basic in nature and bibliographic procedure, developed from materials published in books, articles, dissertations, theses and other sources of research. Finally, it is concluded that Inclusive Education is a dream that can be realized, being the responsibility of the school together with family and community to work to make the inclusion process happen.
Assunto: Educação
Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Direito à educação
Educação e Estado
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36298
Data do documento: 14-Dez-2019
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