Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36300
Type: Monografia (especialização)
Title: Planejamento estratégico como ferramenta de gestão para a disciplina de Pediatria 1 da UFMG
Other Titles: Strategic planning as a management tool for the discipline of Pediatrics 1 at UFMG
Authors: Clésio Gontijo do Amaral
First Advisor: Ricardo Viana Velloso
metadata.dc.contributor.advisor2: Magda Auxiliadora dos Santos Barbosa Bastos
First Referee: Fernando César Silva
Second Referee: André de Carvalho Bandeira Mendes
Abstract: A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma Instituição de referência nacional na formação acadêmica. Dentro da organização administrativa estão as Unidades Acadêmicas como a Faculdade de Medicina com os Departamentos específicos como o de Pediatria que tem a função de preparar o aluno ao atendimento integral da criança. Atualmente, o departamento de Pediatria oferece aos alunos de graduação as disciplinas de Pediatria I, II, III, IV e V, ministradas do quarto ao oitavo períodos, além do internato de Pediatria e urgência no nono e décimo segundo períodos. A Pediatria I é muito importante para dar as bases ao aluno e direcioná-lo para uma boa formação ao atendimento da criança. Assim, organização, planejamento e gestão desta disciplina são fundamentais para o aprimoramento discente. Neste sentido, o planejamento estratégico é uma importante ferramenta de gestão que poderá ser usada para sistematizar, formalizando processos e procedimentos, utilizando indicadores de qualidade, oferecendo uma visão do futuro e indicando uma direção a seguir para atingir uma melhoria contínua na qualidade do ensino aos alunos desta disciplina. O objetivo deste projeto de intervenção é elaborar um planejamento estratégico para a disciplina de Pediatria I da Faculdade de Medicina da UFMG para melhorar a qualidade do ensino. Será utilizado o método descritivo, qualitativo e quantitativo, por meio do estudo de caso e pesquisa ação. Inicialmente será elaborado a definição da missão, visão e valores, análise do ambiente externo e interno, identificação dos fatores críticos de sucesso, construção da Matriz SWOT, implementação do BSC (Balanced Scorecard) e finalizando com a construção de um plano de ação com indicadores de qualidade para o acompanhamento das ações. Esta proposta de intervenção mostra que é possível buscar o alinhamento estratégico com os objetivos e metas da Faculdade de Medicina, com o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Plano Pedagógico Institucional da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, buscando a geração, o desenvolvimento, a transmissão e a aplicação de conhecimentos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, e assim, poder contribuir com a melhoria contínua da qualidade do ensino para os alunos da disciplina de Pediatria 1.
Abstract: The Federal University of Minas Gerais (UFMG) is a national reference institution in academic education. Within the administrative organization are Academic Units such as the Faculty of Medicine with specific Departments such as Pediatrics, that has the function of preparing the student for the integral care of the child. Currently, the Pediatrics department offers undergraduate students the disciplines of Pediatrics I, II, III, IV and V, taught from the fourth to the eighth periods, in addition to the pediatric internship and urgency in the ninth and twelfth periods. Pediatrics I is a very important discipline to provide the foundation for the student and direct him to a good formation in child care. Thus, organization, planning and management of this discipline are fundamental for student improvement. In this sense, strategic planning is an important management tool that can be used to systematize, formalizing processes and procedures, using quality indicators, offering a vision of the future and indicating a direction to follow to achieve continuous improvement in the quality of teaching to students in this discipline. The objective of this intervention project is to develop a strategic plan for the discipline of Pediatrics I at the Medical School of UFMG to improve the quality of teaching. The descriptive, qualitative and quantitative method will be used, through case study and action research. Initially, the definition of the mission, vision and values, analysis of the external and internal environment, identification of the critical success factors, construction of the SWOT Matrix, implementation of the BSC (Balanced Scorecard) will be elaborated and ending with the construction of an action plan with indicators quality standards for monitoring actions. This intervention project shows that it is possible an strategic alignment with the objectives and goals of the Faculty of Medicine, with the Institutional Development Plan and the Institutional Pedagogical Plan of the Federal University of Minas Gerais - UFMG, seeking generation, development, transmission and application of knowledge through teaching, research and extension, and thus be able to contribute to the continuous improvement of the quality of teaching for students in the discipline of Pediatrics 1.
Subject: Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Medicina - Currículos - Planejamento
Educação
Universidades e Faculdades - Organização e administração
Educação Médica
Pediatria - Estudo e ensino (superior)
Planejamento estratégico
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36300
Issue Date: 14-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIFES_TCC_Clesio_22_02_2020_Final.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons