Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36308
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Elidéa Lúcia Almeida Bernardino | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5229275265887767 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Graciele Kerlen Pereira Maia | pt_BR |
dc.creator | Déborah Da Silva Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-04T14:25:54Z | - |
dc.date.available | 2021-06-04T14:25:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36308 | - |
dc.description.abstract | The present work presents reports of cases of students with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD) and a pedagogical intervention plan, carried out at a Municipal School in Belo Horizonte, with students from the 7th grade class, in the year 2019, aiming at the interaction with their class of students who are to be included, through the construction of mathematical games, elaborated and developed in groups. In addition, this work has the purpose to present other strategies to work with adolescents with ADHD, as well as other disabilities or learning difficulty. The methodology applied for the development of this work was the case study, and also bibliographic research, based on books and articles. The theoretical foundation of this work is based on works such as the SILVA (2009) and the Brazilian Association of Attention Deficit ABDA, among others. It was confirmed during the study that students with ADHD, even with difficulty of concentration, become more involved in the proposed activities with dynamics and that the application of mathematical games facilitates the learning process of these students. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta relatos de casos de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o plano de intervenção pedagógica, realizado numa Escola Municipal de Belo Horizonte em 2019, com alunos da turma de 7º ano, tendo como objetivo a interação dos alunos de inclusão com sua turma, através da construção de jogos matemáticos, elaborados e desenvolvidos em grupos. Apresenta, ainda, outras estratégias para trabalhar com adolescentes com TDAH e outras deficiências ou dificuldade na aprendizagem. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste trabalho foram pesquisas bibliográficas e estudo de caso. A fundamentação teórica deste trabalho está baseada em trabalhos como os de Silva (2009), Fortuna (2000), Andrade (2012), que tratam da inclusão, do lúdico e dos jogos com regras, como agentes de aprendizagem e interação. Confirmou-se durante o estudo que os alunos com TDAH, mesmo com dificuldade de concentração, envolvem-se mais nas atividades propostas com dinâmicas e que as aplicações de jogos matemáticos facilitam a aprendizagem desses alunos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.other | Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos em educação matemática | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusão em educação | pt_BR |
dc.title | Alunos com TDAH aprendem matemática: estratégias de ensino e recursos pedagógicos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC APROVAÇÃO revisado.pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.