Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36308
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dc.contributor.advisor1Elidéa Lúcia Almeida Bernardinopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5229275265887767pt_BR
dc.contributor.referee1Graciele Kerlen Pereira Maiapt_BR
dc.creatorDéborah Da Silva Limapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-04T14:25:54Z-
dc.date.available2021-06-04T14:25:54Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36308-
dc.description.abstractThe present work presents reports of cases of students with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD) and a pedagogical intervention plan, carried out at a Municipal School in Belo Horizonte, with students from the 7th grade class, in the year 2019, aiming at the interaction with their class of students who are to be included, through the construction of mathematical games, elaborated and developed in groups. In addition, this work has the purpose to present other strategies to work with adolescents with ADHD, as well as other disabilities or learning difficulty. The methodology applied for the development of this work was the case study, and also bibliographic research, based on books and articles. The theoretical foundation of this work is based on works such as the SILVA (2009) and the Brazilian Association of Attention Deficit ABDA, among others. It was confirmed during the study that students with ADHD, even with difficulty of concentration, become more involved in the proposed activities with dynamics and that the application of mathematical games facilitates the learning process of these students.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta relatos de casos de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o plano de intervenção pedagógica, realizado numa Escola Municipal de Belo Horizonte em 2019, com alunos da turma de 7º ano, tendo como objetivo a interação dos alunos de inclusão com sua turma, através da construção de jogos matemáticos, elaborados e desenvolvidos em grupos. Apresenta, ainda, outras estratégias para trabalhar com adolescentes com TDAH e outras deficiências ou dificuldade na aprendizagem. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste trabalho foram pesquisas bibliográficas e estudo de caso. A fundamentação teórica deste trabalho está baseada em trabalhos como os de Silva (2009), Fortuna (2000), Andrade (2012), que tratam da inclusão, do lúdico e dos jogos com regras, como agentes de aprendizagem e interação. Confirmou-se durante o estudo que os alunos com TDAH, mesmo com dificuldade de concentração, envolvem-se mais nas atividades propostas com dinâmicas e que as aplicações de jogos matemáticos facilitam a aprendizagem desses alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.otherDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subject.otherJogos em educação matemáticapt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.titleAlunos com TDAH aprendem matemática: estratégias de ensino e recursos pedagógicospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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