Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/36308
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Alunos com TDAH aprendem matemática: estratégias de ensino e recursos pedagógicos
Autor(es): Déborah Da Silva Lima
Primeiro Orientador: Elidéa Lúcia Almeida Bernardino
Primeiro membro da banca : Graciele Kerlen Pereira Maia
Resumo: O presente trabalho apresenta relatos de casos de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o plano de intervenção pedagógica, realizado numa Escola Municipal de Belo Horizonte em 2019, com alunos da turma de 7º ano, tendo como objetivo a interação dos alunos de inclusão com sua turma, através da construção de jogos matemáticos, elaborados e desenvolvidos em grupos. Apresenta, ainda, outras estratégias para trabalhar com adolescentes com TDAH e outras deficiências ou dificuldade na aprendizagem. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste trabalho foram pesquisas bibliográficas e estudo de caso. A fundamentação teórica deste trabalho está baseada em trabalhos como os de Silva (2009), Fortuna (2000), Andrade (2012), que tratam da inclusão, do lúdico e dos jogos com regras, como agentes de aprendizagem e interação. Confirmou-se durante o estudo que os alunos com TDAH, mesmo com dificuldade de concentração, envolvem-se mais nas atividades propostas com dinâmicas e que as aplicações de jogos matemáticos facilitam a aprendizagem desses alunos.
Abstract: The present work presents reports of cases of students with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD) and a pedagogical intervention plan, carried out at a Municipal School in Belo Horizonte, with students from the 7th grade class, in the year 2019, aiming at the interaction with their class of students who are to be included, through the construction of mathematical games, elaborated and developed in groups. In addition, this work has the purpose to present other strategies to work with adolescents with ADHD, as well as other disabilities or learning difficulty. The methodology applied for the development of this work was the case study, and also bibliographic research, based on books and articles. The theoretical foundation of this work is based on works such as the SILVA (2009) and the Brazilian Association of Attention Deficit ABDA, among others. It was confirmed during the study that students with ADHD, even with difficulty of concentration, become more involved in the proposed activities with dynamics and that the application of mathematical games facilitates the learning process of these students.
Assunto: Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Jogos em educação matemática
Inclusão em educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36308
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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