Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36309
Type: Dissertação
Title: O mundo está repleto de deuses: sacralização da natureza e conservação da vida
Other Titles: The world is full of gods: sacralization of nature and conservation of life
El mundo está lleno de dioses: sacralización de la naturaleza y conservación de la vida
Authors: Vanessa Dias de Araújo
First Advisor: Bernardo Machado Gontijo
First Co-advisor: Virgínia de Lima Palhares
First Referee: Maria Luiza Grossi Araújo
Second Referee: Fábio Soares de Oliveira
Abstract: O que é isso que vejo no mundo? A violação das pessoas vegetais, animais, minerais e, de ecossistemas inteiros. O que está por trás disso que vejo? E, ainda, posso me atrever a sonhar caminhos de enfrentamento e, talvez, de cura? O texto que tem em mãos parte dessas inquietudes latentes no peito de uma geógrafa com pretensões de lesma e erva rasteira. Ele atravessa e é atravessado pelo tema da Tragédia Ambiental anunciada e em curso - busca, essencialmente, compreendê-la através do diálogo entre geografia, ecologia e espiritualidade. Essa busca central vem de algumas de minhas intuições mais antigas: a de que a dessacralização da Natureza empreendida pelo cristianismo é o cerne da funesta situação ecológica da Terra; e, por sua vez, de que a sacralização da Natureza inspira a conservação da biodiversidade e, por isso, pode ser o caminho de combate ao horror. Esta dissertação não se trata de uma miríade de páginas lotadas de conceitos e raciocínios – é, antes, aventura instintiva, poética, onírica. Não se pretende acadêmica, pelo contrário, é carne viva e respira. Diante de tudo isso - um texto vivo lotado de urgências e, um peito ardente lotado da ânsia em compreender o sofrimento do mundo para, quem sabe, sonhar antídotos - concebi um Método Selvagem que fosse livre de tudo, inclusive de mim e de ti. Composto de três movimentos instintivos - rosnar, farejar e uivar – o método levou a que o texto assumisse as formas animais da onça, do javali e do lobo, para: 1) denunciar, através da arte literária, as múltiplas faces do Monstro do Crescimento que viola e consome a Terra continuamente; 2) rastrear as raízes filosóficas e teológicas da Tragédia a partir da contribuição prática e teórica da Ecologia Profunda e do Ecofeminismo; e, 3) identificar as relações entre sacralização da Natureza e conservação da biodiversidade. Essa aventura poético-instintiva culminou em uma experiência geográfica dolorosa, claustrofóbica e, ao mesmo tempo, absolutamente necessária, ao passo que revelou os filamentos ocultos que ligam a Tragédia Ambiental à filosofia, à ciência moderna, ao utilitarismo capitalista e, essencialmente, à teologia cristã. Mas o fim do caminho, que na verdade é sempre início de outro, desvelou um horizonte infinito de possibilidades para a relação Homo sapiens-Natureza – todas elas atreladas à recuperação do nosso vínculo sagrado com a Terra. Essa recuperação inclui uma transformação profunda dos valores, crenças e normas que regem o comportamento ambiental no ocidente: substituir o antropocentrismo pelo biocentrismo, o domínio pela integração, o utilitarismo pela celebração, mas, principalmente, o patriarcado de Deus pelo matriarcado da Terra. Estamos todos entrelaçados pelo antigo e permanente laço biosférico e essa é nossa única verdade. Somos terrenos. Urge despertarmos para nossa ancestralidade telúrica e retomarmos nosso lugar na Teia da Vida – e as culturas humanas que defendem a Terra como nosso único e sagrado lar podem nos apontar o caminho.
Abstract: What is this that I see in the world? The violation of people, plants, animals, minerals and entire ecosystems. What is behind this that I see? And yet, can I dare to dream ways of coping and, perhaps, of healing? The text that has in hand part of these latent concerns in the chest of a geographer with pretensions of slug and low grass. It crosses and is crossed by the theme of the Environmental Tragedy announced and in progress - it seeks, essentially, to understand it through the dialogue between geography, ecology and spirituality. This central search comes from some of my oldest intuitions: that the desecration of Nature undertaken by Christianity is at the heart of the earth's dire ecological situation; and, in turn, that the sacralization of Nature inspires the conservation of biodiversity and, therefore, can be the way to fight horror. This dissertation is not a myriad of pages full of concepts and reasoning - it is, rather, an instinctive, poetic, dreamlike adventure. It is not intended to be academic, on the contrary, it is raw meat and breathes. In the face of all this - a living text full of urgencies and a burning chest full of longing to understand the suffering of the world so that, perhaps, to dream antidotes - I conceived a Wild Method that would be free of everything, including me and you. Composed of three instinctive movements - growling, sniffing and howling - the method led the text to assume the animal forms of the jaguar, wild boar and wolf, to: 1) denounce, through literary art, the multiple faces of the Growth Monster that violates and consumes the Earth continuously; 2) to trace the philosophical and theological roots of Tragedy from the practical and theoretical contribution of Deep Ecology and Ecofeminism; and, 3) to identify the relationship between the sacredness of Nature and the conservation of biodiversity. This poetic-instinctive adventure culminated in a painful, claustrophobic and, at the same time, absolutely necessary geographical experience, while it revealed the hidden strands that link Environmental Tragedy to philosophy, modern science, capitalist utilitarianism and, essentially, theology Christian. But the end of the path, which in fact is always the beginning of another, has revealed an infinite horizon of possibilities for the relationship Homo sapiens-Nature - all of which are linked to the recovery of our sacred bond with the Earth. This recovery includes a profound transformation of the values, beliefs and norms that govern environmental behavior in the West: replacing anthropocentrism by biocentrism, dominance by integration, utilitarianism by celebration, but, above all, the patriarchate of God by the matriarchy of the Earth. We are all intertwined by the ancient and permanent biospheric bond and that is our only truth. We are earthly. There is an urgent need to wake up to our telluric ancestry and retake our place in the Web of Life - and the human cultures that defend the Earth as our only and sacred home can point the way for us.
Subject: Geografia
O Sagrado
Ecofeminismo
Biodiversidade
Proteção ambiental
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36309
Issue Date: 27-Jan-2021
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