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http://hdl.handle.net/1843/36311
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | O pequeno príncipe: leitura deleite na prática de sala de aula de 3° ano |
Authors: | Kênia Lúcia Resende Andrade |
First Advisor: | Isabela Costa Dominici |
First Referee: | Viviane Tolentino da Silva |
Abstract: | O presente trabalho almeja demonstrar a importância da literatura como sendo uma das principais ferramentas para a formação do leitor. Apresenta como objetivo geral estimular nos alunos do 3° Ano B, um processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores. De modo específico deseja-se despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo dos alunos; proporcionar ao indivíduo, através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora e, levar à formação de alunos “pensantes” e capazes de refletir criticamente sobre o que leem e escrevem. O problema de investigação e as questões que norteiam o estudo diz respeito a como incentivar a leitura literária usando outras formas além dos textos. A fim de responder a essa pergunta de pesquisa, empregou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, que procura explicar e discutir um tema com base em referenciais teóricos publicados em livros, revistas, periódicos e outros, com base em pressupostos teóricos de autores como Costa, Coelho, Freire e Vigotski e, também se valeu de um trabalho de campo no qual foi usada a obra “O Pequeno Príncipe” nas versões livro, teatro e filme. Justifica-se a realização deste estudo com base na ideia de que seus resultados poderão contribuir, para mostrar que os livros são importantes ferramentas na prática pedagógica, pois possibilitam a formação de futuros leitores críticos e proficientes, além de demonstrar a importância de diferentes olhares sobre uma mesma obra literária. Os resultados elencados demonstraram que durante o processo de escolarização da criança há várias maneiras de despertar nelas o gosto pela leitura e que nem sempre esse gosto precisa se manifestar pela quantidade de obras lidas, mas sim pela qualidade do que é lido. Dessa forma, é possibilitado ao leitor conhecer diferentes formas de organizar o pensamento, além de promover nele a construção de um senso crítico, tornando-o consciente em relação ao mundo a sua volta. Vale ressaltar, que o presente trabalho busca revelar o valor que a literatura possui na formação do indivíduo, levando-o a se tornar um sujeito ativo na sua história, sendo capaz de refletir sobre sua realidade e de adquirir conhecimentos necessários para modificá-la. |
Subject: | Livros e leitura Literatura infanto-juvenil. Ensino fundamental Educação de crianças |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/36311 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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