Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36314
Type: Tese
Title: Devir-selvagem da criança na educação infantil : um currículo entre voos e pousos da Mariposa
Authors: Erika Mariana Abreu Soares
First Advisor: Marlucy Alves Paraíso
First Referee: Ademilson de Sousa Soares
Second Referee: Filipe Santos Fernandes
Third Referee: Sandra Kretli da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Alex Fabiano Correia Jardim
Abstract: Esta tese investiga a infância problematizada como movimento de criação que, em um currículo da Educação Infantil, tem a potência de inventar outros modos de aprender, distintos daqueles que as instituições de ensino costumam priorizar no processo de escolarização. O objetivo da investigação aqui realizada foi o de construir uma cartografia da infância com movimentos, gestos, olhares, dizeres, experimentações e descobertas que as crianças fazem no cotidiano escolar quando estão em devir-selvagem. Trata-se de um devir que coloca em movimento a experiência, a novidade, o inusitado, o impensável e outros modos de aprender que surgem do encontro com o desconhecido no currículo. Por meio da cartografia desses outros modos de aprender, esta tese mostra possibilidades de vivenciar um currículo como um quintal, isto é: um território aberto à experimentação, ao movimento que possibilita transver as formas do mundo, para brincar com as forças que fazem a vida extravasar. Explora, assim, a compreensão de quintal que tem Manoel Barros em suas poesias, para pensar um currículo escolar como um território onde o movimento da infância está sempre presente, proporcionando a criação, a invenção e a afirmação à vida. Toda a cartografia aqui apresentada estabelece uma conexão com o poeta Manoel de Barros (1916-2014) no intuito de compor com as suas poesias um modo de pensar a infância – explorando novas maneiras de olhar e falar sobre ela – e o currículo, a partir daquilo que era considerado como ínfimo no cotidiano escolar. Recorre também à filosofia da diferença de Gilles Deleuze para conduzir essa conexão. A pesquisa-cartográfica foi realizada em uma instituição de Educação Infantil pública, do município de Belo Horizonte, Minas Gerais, com uma turma de crianças com 5 anos de idade. O argumento geral desenvolvido na tese é o de que as crianças em um devir-selvagem experimentam o movimento da infância no currículo-quintal, invencionando outros modos de aprender construídos de maneiras inesperadas no cotidiano escolar, o qual passa a ser lugar de experimentação e criação. Nesse sentido, esta tese mostra que o devir-selvagem provoca aberturas/brechas na forma de criançar, criando momentos em que as crianças experienciam outros modos de vida que se constroem pela afirmação de si. Mostra também um brincar que se inicia naquele instante em que algo incita a curiosidade, que causa o espanto de estar diante do desconhecido proporcionando aventuras que desbravam o mundo no currículo-quintal. Por fim, a tese mostra intervenções/experimentações das crianças que, com certos “traços de expressões”, produzem no currículo-quintal uma (po)ética que afirma a vida.
Abstract: This thesis investigates the early stages of childhood, problematized as a creation movement that, in a primary curriculum context, has the power to invent new ways to learn, different of those that standard educational institutions tend to prioritize during the educational process. The objective of the research carried out to the construction of this thesis was to build a childhood cartography through gesture, glances, sayings, experimentations and discoveries infants do on a daily basis when in a “wild-becoming” state. It is a becoming that sets in motion the experience, novelty, unusual, unthinkable experiences, and other ways to learn arise from experiences with the unknown in the curriculum. Through cartography of those other ways to learn, this thesis presents possibilities of living a primary curriculum as a backyard, a territory open to experimentation, to the movement that allow infants to live away from standard World view. It explores the comprehension of backyard as in Manoel de Barros’ poetry, to think in a primary curriculum as territory where childhood motion is always present, providing creation, invention and assertion to life. All cartography hereby presented stablishes a connection with poet Manoel de Barros, forming a parallel between his poetry and a way to think of childhood – exploring new ways to talk about it – connected with the curriculum, starting from what was considered negligible in daily school. It recurs as well to the Philosophy of Difference of Gilles Deleuze to conduct this connection. Cartographic research was carried out in a public educational institute in the city of Belo Horizonte with a class of 5 years old children. The general argument developed in this thesis is that children in a wild-becoming state experience childhood motion in a backyard-curriculum, inventing other ways to learn, constructed in unusual ways during their school days, transforming the backyard in place to experimentation and creation. Therefore this thesis shows that the child-becoming state provokesslot/gap in the ways of being a child, creating moments In that children experience other ways of life that constructs themselves through self-assertion. It also shows a joke that begins at that moment when something incites curiosity, which causes the amazement of being in front of the unknown, providing adventures that break the world in the backyard curriculum. Finally the thesis shows interventions / experiments of children who with certain “expression traits” produce in the backyard curriculum a life-affirming (po)ethic.
Subject: Educação
Educação de crianças - Currículos
Currículos
Infância
Aprendizagem
Crianças - Capacidade de aprendizagem
Psicologia da aprendizagem
Psicologia educacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36314
Issue Date: 17-Feb-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Erika Soares com capa versão final.pdf4.06 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons