Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36320
Type: Tese
Title: Sentidos de ser e fazer a universidade: trajetórias de grupos de militância negra para o pertencimento e a transformação dos letramentos na academia
Other Titles: Meanings of being and doing university: trajectories of black militancy groups for belonging and the transformation of literacies in academia
Authors: Juliana Silva Santos
First Advisor: Maria Lucia Castanheira
First Co-advisor: Ana Lúcia Silva Souza
First Referee: Luanda Rejane Soares Sito
Second Referee: Telma Borges da Silva
Third Referee: Kassandra da Silva Muniz
metadata.dc.contributor.referee4: Gilcinei Teodoro Carvalho
Abstract: O objetivo desta tese foi compreender os sentidos das práticas de letramento acadêmico construídos em ações de dois grupos de estudantes que fazem parte da militância negra da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): o Centro de Convivência Negra (CCN) e o Centro de Estudos sobre Raça e Interseccionalidade (CERI). O desenvolvimento da pesquisa foi baseado nas concepções teóricas dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984, [1995] 2018; HEATH, 1982; GEE, [1990] 2008; BARTON e HAMILTON, [1998] 2012), dos letramentos acadêmicos (LEA e STREET, 1998, 2014; LILIS e SCOTT, 2008; ZAVALA, 2010; LILLIS et al., 2015; SITO, 2016), dos letramentos de reexistência (SOUZA, 2009, 2011), dos estudos pós-coloniais (HALL, 2011; SANTOS, 2002, 2008; SANTOS e MENESES, 2009) e das relações étnico-raciais (GOMES, 2012, 2017). A abordagem teórico-metodológica para a geração e a análise de dados foi baseada na perspectiva etnográfica (GREEN, DIXON e ZAHARLICK, 2005; CASTANHEIRA et al., 2001). A partir da observação das atividades realizadas pelos grupos, foram gerados materiais para análise, como gravações em áudio; notas de campo; registro de imagens do espaço físico ocupado pelos participantes; mensagens e imagens trocadas on-line via redes sociais. A abordagem dos letramentos acadêmicos que foi mobilizada neste trabalho é aquela encontrada em Lea e Street (2014) e apreendida a partir da construção de significados, das identidades e relações de poder, ressaltando o que é considerado conhecimento relevante em contextos acadêmicos específicos. De forma a melhor operacionalizar a análise dos dados, dois conceitos foram focalizados: as noções de agência (ZAVALA, 2011) e de identidade (IVANIČ, 1994, 1998; HALL, 2011). A concepção de agência utilizada nesta pesquisa favoreceu a compreensão dos estudantes não como reprodutores de conceitos, mas como sujeitos agentes que criam estratégias para atuar em seu contexto social, muitas vezes negociando os modos de produção e reprodução do conhecimento. Já a noção de identidade, entendida como construções socioculturais manifestas na interação com o outro, possibilitou a percepção dos sentidos impressos nas práticas sociais em que os participantes da pesquisa se engajaram. Ambas as categorias foram relevantes, pois favoreceram a apreensão do caráter plural, situado e passível à transformação dos letramentos como prática social. As análises apontaram que os grupos que participaram desta pesquisa, considerando o histórico e a conservação do racismo nas relações brasileiras, criavam atividades que se configuravam em espaços de pertencimento acadêmico para estudantes negros, além de propiciarem elos entre a universidade e a comunidade do entorno. Nessas atividades, foi possível perceber, ainda, práticas sociais de uso da linguagem em que foram consideradas as identidades sociais dos sujeitos envolvidos; além de ações que buscavam tornar presentes diferentes culturas para propiciar a permanência exitosa de estudantes negros no espaço universitário. As análises também permitiram aproximações com a abordagem transformadora dos letramentos acadêmicos, concepção encontrada em trabalhos como os de Lillis e Scott (2008) e Lillis et al. (2015). Conforme essa perspectiva, nas ações desenvolvidas pelos participantes foi possível depreender questionamentos a convenções hegemônicas na produção de conhecimentos, a busca pelo reconhecimento de perspectivas trazidas por estudantes, a negociação de paradigmas acadêmicos, entre outros aspectos que colocam em cena tensionamentos e a busca pelo reconhecimento de saberes que remontam Sul metafórico e epistêmico.
Abstract: The aim of this dissertation was to understand the meanings of academic literacy practices constructed on the actions of two groups of students who are part of the black activism of the Federal University of Minas Gerais (UFMG): the Centro de Convivência Negra (CCN) and the Centro de Estudos sobre Raça e Interseccionaldade (CERI). The development of the research was based on the theoretical conceptions of the New Literacy Studies (STREET, 1984, [1995] 2018; HEATH, 1982; GEE, [1990] 2008; BARTON and HAMILTON, [1998] 2012), the academic literacies (LEA and STREET, 1998, 2014; LILIS and SCOTT, 2008; ZAVALA, 2010; LILLIS et al., 2015; SITO, 2016), the reexistence literacies (SOUZA, 2009, 2011), the post-colonial studies (HALL, 2011; SANTOS, 2002, 2008; SANTOS and MENESES, 2009) and ethnic-racial study relations (GOMES, 2012, 2017). The theoretical-methodological approach to data generation and analysis was based on the ethnographic perspective (GREEN, DIXON and ZAHARLICK, 2005; CASTANHEIRA et al., 2001). Based on the observation of activities performed by the groups, it was generated some material for analysis that included audio recordings; field notes; registration of images of the physical space occupied by the participants; messages and images exchanged online through social networks. The approach to academic literacies that was mobilized in this work may be found in Lea and Street (2014) and is understood from the construction of meanings, identities and power relations, highlighting what is considered relevant knowledge in specific academic contexts. In order to better operationalize the data analysis, two concepts were focused in this work: the notions of agency (ZAVALA, 2011) and identity (IVANIČ, 1994, 1998; HALL, 2011). The concept of agency used in this research favored to comprehend the students not as reproducers of theories, but as agent subjects who create strategies to act in their social context, often negotiating the modes of production and reproduction of knowledge. The notion of identity, understood as socio-cultural constructions expressed in social interactions, allowed the apprehension of meanings imprinted in social practices in which the participants of this study were engaged in. Both categories were relevant, as they favored understandings of the plural, situated and transformative characteristic of literacies as a social practice. The analyzes showed that the groups that participated in this research, considering the history and the preservation of racism in Brazilian relations, made up activities that were configured into spaces of academic belonging for black students, in addition to favoring links between the university and the surrounding community. In these activities, it was also possible to perceive social practices of language use in which were taken into account the social identities of the subjects involved; in addition to actions that sought to make present different cultures in order to provide prosperous belonging of black students to the university space. The analyzes also allowed approximations with the transforming approach of academic literacies, a concept found in works such as those by Lillis and Scott (2008) and Lillis et al. (2015). In accordance with this perspective, in the actions developed by the participants it was possible to apprehend questionings of dominant conventions in the production of knowledge, the pursuit for valuing perspectives brought by students, the negotiation of academic conventions among other aspects that brings into play tensioning and the search for recognition of knowledge that goes back to the metaphorical and epistemic South.
Subject: Universidade Federal de Minas Gerais - Relações raciais
Universidade Federal de Minas Gerais - Relações étnicas
Educação
Letramento - Aspectos sociais
Educação - Relações raciais
Educação - Relações étnicas
Estudantes negros - Identidade racial
Estudantes universitários - Identidade racial
Estudantes universitários - Atividades políticas
Discriminação na educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36320
Issue Date: 26-Feb-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_JULIANA_SILVA_SANTOS.pdf5.37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons