Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36327
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Libéria Rodrigues Nevespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6650731475010379pt_BR
dc.creatorIsabela Cristina Alves Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-04T20:43:51Z-
dc.date.available2021-06-04T20:43:51Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36327-
dc.description.resumoOs professores da sala de aula comum apresentam dificuldades com relação ao acesso curricular, no caso de estudantes com deficiência. Quais são as expectativas do professor a respeito do aluno com deficiência? E quanto à aprendizagem desse aluno? Este trabalho refere-se a uma intervenção que teve por objetivo a realização de uma Análise Crítica da Prática Pedagógica (ACPP) em uma escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, visando conhecer o olhar e as concepções dos professores sobre os alunos com deficiência, bem como apresentar a esses docentes o trabalho do Atendimento Educacional Especializado (AEE), discutir propostas de acessibilidade para os alunos com deficiência no ambiente escolar e promover uma escuta aos professores, oportunizada em rodas de conversa. O trabalho propõe-se a investigar a concepção docente, dos professores com licenciaturas específicas, do 3° ciclo, a respeito da aprendizagem do estudante com deficiência, e a relação desses docentes com a produção de recursos pedagógicos, de maneira que o sujeito tenha acesso aos conteúdos curriculares. Para a realização do trabalho, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos para a coleta de dados: observação, aplicação de questionários qualitativos dentre os docentes do 3° ciclo, rodas de conversa com a participação desses professores, coordenação e professor do Atendimento Educacional Especializado. Com isso, busca-se favorecer a construção de um trabalho colaborativo entre os professores da sala comum e o professor do AEE, como estratégia para que o público-alvo da educação especial se aproprie do conhecimento acadêmico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidade curricularpt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherTrabalho colaborativopt_BR
dc.subject.otherCurriculospt_BR
dc.subject.otherCiclo básicopt_BR
dc.subject.otherDeficientespt_BR
dc.titleOs professores do 3º ciclo diante da acessibilidade curricular do aluno com deficiênciapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
acpp conferido versão final.pdf514.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.