Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36338
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Liubiana Arantes de Araújopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1610528456419880pt_BR
dc.contributor.referee1Liubiana Arantes de Araújopt_BR
dc.contributor.referee2Cláudia Cardoso Martinspt_BR
dc.contributor.referee3Rafael Coelho Magalhãespt_BR
dc.creatorRubia Fadul de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-05T09:52:33Z-
dc.date.available2021-06-05T09:52:33Z-
dc.date.issued2020-03-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36338-
dc.description.abstractScientific evidence shows that physical exercises, regardless of the modality, bring numerous benefits to mental health. As responses to their practice, improvements in learning, memory, plasticity of the nervous system, cerebral vascularization and attenuation of mental decline due to aging occur. The purpose of this review is to provide an overview of the benefits that physical exercise can bring to children with Autism Spectrum Disorders (ASD) due to the consequences and symptoms that accompany the disorder. The method used for this study was the literature review. Several studies were found that significantly showed the benefits of physical exercise in combating obesity, in the development of motor, sensory and behavioral domains, in improving sleep quality, in addition to stimulating neuroplasticity. Thus, it was possible to conclude that physical exercise plays a vital role in people's lives in many ways and this is especially important for children with ASD, as it can help them to improve not only their physical condition and combat the effects of physical inactivity, as well as improving many of the many deficits and challenges they face in motor, social and behavioral skills and, thus, establishing a positive and quality lifestyle.pt_BR
dc.description.resumoEvidências científicas mostram que exercícios físicos, independente da modalidade, trazem inúmeros benefícios à saúde mental. Como respostas à sua prática ocorrem melhoras no aprendizado, na memória, na plasticidade do sistema nervoso, na vascularização cerebral e na atenuação do declínio mental decorrente do envelhecimento. O objetivo desta revisão é fornecer uma visão geral dos benefícios que a prática de exercícios físicos pode trazer às crianças com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) em decorrência às consequências e sintomas que acompanham o transtorno. O método utilizado para este estudo foi a revisão bibliográfica. Foram encontrados diversos estudos que mostraram, de forma significativa, os benefícios da prática de exercício físico no combate à obesidade, no desenvolvimento dos domínios motor, sensorial e comportamental, na melhora da qualidade do sono, além da estimulação da neuroplasticidade. Dessa forma, foi possível concluir que o exercício físico desempenha um papel vital na vida das pessoas sob muitos aspectos e isso é especialmente importante para as crianças com TEA, pois pode auxiliá-las a melhorar não apenas sua condição física e combater os efeitos do sedentarismo, como também a melhorar vários dos muitos déficits e desafios que elas enfrentam nas habilidades motoras, sociais e comportamentais e, estabelecer assim, um estilo de vida positivo e de qualidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectNeuroplasticidadept_BR
dc.subjectBenefícios do exercício físicopt_BR
dc.titleExercício físico e crianças com transtornos do espectro do autismo : benefícios significativos para o desenvolvimento e qualidade de vidapt_BR
dc.title.alternativePhysical exercise and children with autism spectrum disorders : significant benefits for development and quality of lifept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHO FINAL 2.pdf822.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.