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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Autismo e instrumentos de avaliação da inteligência : uma revisão da literatura nacional
Autor(es): Juliana Gomes Ventura
primer Tutor: Camila Graciella Santos Gomes
primer miembro del tribunal : Alexandre Hatem Pereira
Segundo miembro del tribunal: Mariana Viana Gonzaga
Resumen: O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits nas áreas da comunicação, interação social e do comportamento. Sua apresentação clínica é altamente variável, impactando em maior ou menor grau diversas áreas do desenvolvimento. O DSM 5, indica que o perfil intelectual é frequentemente variável e coloca a necessidade de compreensão desse perfil, uma vez que as pesquisas sinalizam a frequente comorbidade com Deficiência Intelectual. O presente trabalho se propôs a analisar na literatura científica nacional estudos sobre os testes mais indicados para a avaliação da inteligência de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Neste levantamento bibliográfico foram encontrados 02 artigos e 01 dissertação de mestrado que trouxeram tal temática. Os estudos levantaram a importância de compreender o perfil intelectual dessa população para a implementação de intervenções mais eficazes e direcionadas. Além disso ressaltaram que o cuidado na escolha do instrumento mais adequado é fundamental para que tais habilidades cognitivas não sejam subestimadas, pois isso pode acontecer quando são levados em consideração os déficits relacionados à linguagem que uma criança com TEA apresenta. O Teste SON-R 2 ½ - 7 [a] e o Teste Matrizes Progressivas Coloridas de RAVEN, se mostraram adequados para a avaliação da inteligência de crianças com TEA, uma vez que são instrumentos não-verbais, ou seja, não é necessário fazer uso da linguagem oral ou escrita para aplicar e responder ao teste. Os estudos também informam sobre um perfil específico de habilidades intelectuais que se caracterizam por QI não verbal superior ao QI verbal e sobre habilidades visuoespaciais bem desenvolvidas e que favorecem seus desempenhos em tarefas que exigem dessas. No entanto, percebemos que mais pesquisas se fazem necessárias, tendo em vista outros instrumentos já validados no Brasil para avaliação dessa habilidade cognitiva, que poderão também contribuir para um levantamento de perfil intelectual mais fidedigno da criança, favorecendo assim, seu desenvolvimento global.
Abstract: Autistic Spectrum Disorder is a neurodevelopmental disorder characterized by deficits in the areas of communication, social interaction and behavior. Its clinical presentation is highly variable, impacting to a greater or lesser degree several areas of development. The DSM 5, indicates that the intellectual profile is often variable and raises the need to understand this feature, since research indicates that there is frequent comorbidity with Intellectual Disability. This work aimed to analyze in the national (Brazilian) scientific literature studies on the most suitable tests for the assessment of the intelligence of children with Autism Spectrum Disorder. In this bibliographic survey, 02 articles and 01 master's paper were found that brought up this theme. The studies raised the importance of understanding the intellectual profile of this population for the implementation of more effective and targeted interventions, and the care in choosing the most appropriate instrument so that such cognitive skills are not underestimated, considering the deficits that a child with ASD presents, mainly related to language. The SON-R 2 ½ - 7 [a] Test and the RAVEN Colorful Progressive Matrices Test, were shown to be suitable for assessing the intelligence of children with ASD, since they are non-verbal instruments, that is, it is not necessary to do use of oral or written language to apply and respond to the test. The studies also report on a specific profile of intellectual skills that are characterized by non-verbal IQ higher than verbal IQ and on well-developed visuospatial skills that favor their performance in tasks that require them. More research is needed, considering other instruments validated in Brazil to assess this cognitive ability, which may contribute to a more reliable intellectual profile of the child, thus favoring his global development.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36339
Fecha del documento: 14-mar-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

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