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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Psicologia e intervenções para o autismo : revisão bibliográfica de publicações brasileiras
Autor(es): Marília Beatricci de Souza Pagio
primer Tutor: Thaís Porlan Oliveira
primer miembro del tribunal : Aline Abreu e Andrade
Segundo miembro del tribunal: Jeane Maria Mendes
Resumen: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento e tem como características essenciais prejuízos na comunicação social recíproca e na interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Um dos problemas enfrentados pela população brasileira em relação ao TEA é a formação deficiente dos profissionais que deveriam identificar sinais precoces de autismo. Publicações científicas atualizadas e veiculadas pela internet seriam a maneira mais acessível de viabilizar este conhecimento. O presente trabalho visou realizar um levantamento acerca das publicações brasileiras sobre as intervenções aplicadas por psicólogos aos casos diagnosticados ou com suspeita diagnóstica de TEA. Para tal, foi realizada busca nas bases de dados Capes e Scielo, utilizando as palavras-chave “Autismo”, “Transtorno do Espectro do Autismo”, “Transtornos do Espectro do Autismo” e “Asperger”. Em seguida, foram aplicados critérios de inclusão e exclusão no intuito de selecionar apenas os artigos que tratassem de intervenções. A amostra final conta com 27 artigos. Destes, três foram classificados como Teóricos, oito como Empíricos e 16 como Estudos de Caso, de acordo com classificação elaborada pela autora. Os resultados apontam um número baixo de publicações que contenham intervenções aplicadas aos TEA no Brasil por parte dos profissionais da psicologia. É necessário que haja um aumento do número de publicações em português para que a população com o transtorno receba acompanhamentos mais adequados e precoces no país.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder. Its main diagnostic criteria are deficits in social communication and social interaction and restricted, repetitive patterns of behavior, interests, or activities. One of the problems related to ASD by the Brazilian population is the poor training of professionals who can identify early signs of autism. Up-to-date scientific publications available on the Internet may have a more accessible way of making this knowledge possible. This study aimed to research Brazilian publications about interventions applied by psychologists for people with ASD confirmed or suspected diagnosis. To achieve this purpose, a search was made through Capes and Scielo databases, using the keywords "Autism", "Autism spectrum disorder", "Autism spectrum disorders" and "Asperger". Then, it was determined inclusion and exclusion criteria in order to select only those articles describing interventions. The final sample has 27 articles. Three were classified as Theoretical, eight as Empirical and 16 as Case Studies, according to the author elaborated classification. The results show that there are too few publications containing applied interventions by Brazilian psychologists to people with autism. There is a need to increase the amount of Portuguese publications in order to offer proper and early assistance to this group.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36340
Fecha del documento: 14-mar-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

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