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dc.contributor.advisor1Liubiana Arantes de Araujopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594848H2&tokenCaptchar=03AGdBq24yjUfTdEBUTxZCGyKXI7Rv-3f8gmf-2euaGLZSpF9_IIQadI3Cd85gmhHXPxpmQs0pqaxs62P_Dwf0v9xFhgU3ULsQq2E6yy7iN6eaRN6-fXvyEuhJ4X2gHCtxQuN_C17jyeQPf4mzcD5tBcdkiorIwEV_ZhGeoiX8dy9CxhQ30K-KT4tMt-Q8tHeBrOteCmSMn_P7-6rKJXiWOZ60mEgDBCsdI8s3n9MzpKQBND_ySe0amAgGdUExpvlq-WZBoWwolbYbZyLhUIQGVkkW_GieacU_c5mAo5BwKi-5ysi6zPUopDPmKNaLjANWu437Vxdwm6_qupWpuEuwBeC0VsW0m-0P2okK_rWh9oJwVpEoA0hafmX6IHjGEgbWeNmga2MGQITg6iNjVZE__K8pHQDqBoJD2ph5mpsKstPjARdSI_9RGWvptNPbPkvS7VUPLmjXoBiuIP2SsM42VKmwe9UgjbAMGTJYPESfehQMpgXu9r0KBWXX-ggBlxvIR6VpVQ-Sq2hGXi4dBy3LFEyAYb7TsUNwUgpt_BR
dc.creatorKarina Lopes Homempt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=C1ED7426715C0F083DC49FD8B77982B8pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-05T10:15:10Z-
dc.date.available2021-06-05T10:15:10Z-
dc.date.issued2021-02-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36342-
dc.description.abstractAim: to present a literature review about the main instruments used for the assessment of Autism Spectrum Disorder, Language Development Disorder and childhood speech apraxia, in order to assist in the construction of the differential diagnosis, using intervention and, consequently, as losses that these types of disorders can cause to the owners. Research strategies: The analyzed journals were published in the last seven years, on free access professionals platforms, in fact Scielo and PubMed, with the descriptors in Autism spectrum disorder, Language development disorders, speech disorders, apraxia, differential diagnosis instruments for evaluation. Results: Of the 30 articles surveyed, 15 were included in the review. There was a predominance of qualitative studies, demonstrating that there are effective instruments for the individual assessment of each pathology, but these are not correlate and / or complement each other in order to build a line of reasoning in search of the differential diagnosis. Conclusions: the present literature about background it was not found instruments that combines congruent characteristics that lead to the differential diagnosis, this study demonstrates that it is necessary, in addition to the technical domain of the protocols, the use of refined theoretical and practical knowledge, skill in clinical management during application of the tests, accurate knowledge of the psychometric patterns of the individuals evaluated, as well as the observation of clinical symptoms presented during the evaluation, in order to define the most appropriate treatment for the case, as early as possible.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Revisar na literatura os principais instrumentos utilizados para avaliação do Transtorno do Espectro do Autismo, do Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem e da Apraxia de Fala, a fim de auxiliar na construção do diagnóstico diferencial, visando otimizar a intervenção e consequentemente minimizar as perdas funcionais que esses tipos de transtornos podem acarretar aos indivíduos. Estratégias de pesquisa: Os periódicos analisados foram publicados nos últimos sete anos, em plataforma de livre acesso aos profissionais, Scielo e PubMed, com os descritores em Transtorno do espectro do autismo, Transtornos do desenvolvimento de linguagem, distúrbios da fala, apraxia, diagnóstico diferencial instrumentos para avaliação. Resultados: Dos 30 artigos levantados, 15 foram incluídos na revisão. Houve predominância de estudos qualitativos, demonstrando que há instrumentos efetivos para a avaliação individual de cada patologia, mas esses não se correlacionam e/ou se complementam de forma a construir uma linha de raciocínio em busca do diagnóstico diferencial. Conclusões: Verificou-se que como não há um instrumento que reúna características congruentes que levem ao diagnóstico diferencial, este estudo demonstra que é necessário, além do domínio técnico dos protocolos, a utilização de conhecimento teórico prático refinado, habilidade no manejo clínico durante a aplicação dos testes, conhecimento apurado dos padrões psicométricos dos indivíduos avaliados, assim como a observação dos sintomas clínicos apresentados durante a avaliação, a fim definir o tratamento mais adequado para o caso, o mais precocemente possível.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/*
dc.subjectTranstorno do espectro autísticopt_BR
dc.subjectTranstornos do desenvolvimento de linguagempt_BR
dc.subjectDistúrbios da falapt_BR
dc.subjectTranstornos da articulaçãopt_BR
dc.subjectApraxiapt_BR
dc.subjectDiagnóstico diferencialpt_BR
dc.titleImportância do diagnóstico diferencial no Tratamento do Transtorno do Espectro do autismo (TEA), Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem (TDL) e Apraxia de Fala na Infancia (AFI)pt_BR
dc.title.alternativeImportance of differential diagnosis in the treatment of Autism Spectrum DIsorder (ASD), Language Development Disorder (TDL) and Childhood Speech Apraxia (CAS)pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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